terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Veja algumas tendências de plantas ornamentais para 2021

Gabriela Heringer, do Studio Lily, faz uma seleção das plantas mais ‘hypadas’ deste ano

 

26/01/2020 – Quando se fala em tendência, a associação quase instantânea é com o mundo da moda, mas a palavra tem sido usada também para se referir às plantas, ainda mais quando tratamos do mercado de plantas ornamentais, que ganhou muito destaque nos últimos anos em todo o mundo. De tempos em tempos, uma ou outra espécie acaba virando a queridinha do momento e invade as casas, escritórios e até tem redes sociais inteiras dedicadas a elas.

 

O aquecimento do segmento e, principalmente, a busca de novidades pelo público consumidor incentiva produtores e comerciantes, fazendo com que o mercado se movimente em busca de novidades para atender clientes cada vez mais informados, atentos e interessados. Em 2020, algumas das plantas ornamentais mais populares foram: Ravinala Madagascariensis, Ficus Lyrata, Pacova, Alocacia Orelha de Elefante, Ficus Elástica e Monstera Andansonii. 2021 chegou e bate a curiosidade para saber quais serão as espécies mais “hypadas” desse ano.

 

Gabriela Heringer, uma das sócias do Studio Lily (www.studiolily.com.br), ateliê de cerâmicas e curadoria de plantas ornamentais, acredita que as “diferentonas” vão se sobressair em 2021. “Cada vez mais as pessoas estão querendo algo mais exótico, com folhagens diferentes, em tons de vinho ou escuras. As em formato de coração então nem se fala”, comenta a especialista.

 

Então vamos para as apostas:

 

1 – Syngonium Rosa: Quando jovem, tem folhas simples e claras, com nervuras brancas. Depois a folhagem fica completamente verde e, então, produz flores de espata rosada e espádice creme. Ela se adapta à meia sombra, em ambientes internos, mas também em jardins e canteiros, e gosta de umidade e regas regulares, mas não suporta frio.

 

2 – Monstera borsigiana Variegata: Essa é a Costela de Adão dos colecionadores, isso porque ela é uma mutação e é mais difícil de encontrar. Algumas regiões mutantes não têm clorofila, então ela é toda manchada de branco, como se fosse tinta, mas tudo natural. Ela gosta bastante de luz indireta, já que as regiões sem clorofila precisam ser compensadas pelas que possuem, e de rega diária.

 

3 – Peperomia Burgundy: As folhas têm bordas assimétricas e formato levemente espiralado. A parte superior lembra o toque do veludo e tem coloração bem escura, já a inferior tem um tom mais puxado para o vinho. Ela gosta de viver em meia sombra e sempre bem úmida.

 

4 – Maranta Tricolor: Folhas rosadas, rubros e mescla desses tons fazem essa espécie mais chamativa. A coloração muda de acordo com a luz solar que recebe. Quanto mais sol, mais rosada, quando menos, mais folhas escuras. Ela gosta de solo úmido, mas não exarcado, ou seja, regar duas vezes por semana está de bom tamanho.

 

5 – Caladiuns: Tem folhas grandes com tons de verde, vermelho, rosa e branco. No outono as folhas, normalmente, caem, mas retornam na primavera. Para isso, retire o bulbo - que fica adormecido -, guarde em um local seco e com sombra, e replante nesse período. Para saber a hora de regar sinta se a terra está seca, se sim, é o momento certo.

 

6 – Hoya Kerrii: Essa espécie de suculenta chama atenção por ter formato de coração. Se demorar para florescer não se assuste, pode levar anos e é super normal. Ela deve permanecer sob meia luz e ter poucas regas. Se colocar muita água, corre o risco de apodrecer. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário