segunda-feira, 26 de abril de 2021

SECRETÁRIO DE SAÚDE ESCLARECE SOBRE “SUMIÇO” DE VACINAS EM ITABIRITO

Por Karina Peres

Na última semana, vereadores que compõem a comissão que apura a relação de vacinas em Itabirito, notaram que faltavam 128 doses da Coronavac, utilizada na imunização contra o Covid-19. Entretanto, nesta sexta-feira (23), Marco Antônio Félix, secretário de saúde do município, esclareceu que as vacinas não sumiram, mas que na realidade houve perda técnica durante o processo de vacinação.

A declaração foi feita em uma transmissão ao vivo, realizada pelo Facebook da prefeitura. Ao lado do prefeito Orlando Caldeira, o secretário declarou. “Em hipótese alguma nós iríamos permitir que doses da vacina sumissem. Esse termo, “doses sumiram”, não é adequado, pois isso não ocorreu, elas não sumiram [...] Ocorre que em todo processo de vacinação, é possível que haja perda técnica. Às vezes, quando você vai aspirar a vacina, pode ser que a dose não seja suficiente. Ou seja, onde um frasco que vem com dez doses, nós temos observado oito, sete doses. Isso não acontece somente no nosso distrito, acontece no Brasil todo”, afirmou Marco Antônio.

Além disso, o secretário também explicou que o município enviou ofícios informando sobre a situação para a Referência Técnica de Imunização, na Superintendência Regional de Saúde, em Belo Horizonte. Segundo Marco, em resposta à solicitação, eles informaram que o estado de Minas Gerais está ciente da situação e que o quantitativo extra do frasco foi reduzido em 0,7ml, de modo que eles estão aguardando o posicionamento do Plano Nacional de Imunização sobre a questão.

Orlando Caldeira reafirmou que essa perda técnica não acontece somente em Itabirito. “É importante deixar a população ciente que isso não é exclusividade de Itabirito não, isso acontece em todos os municípios. Se vocês virem relatórios, Ouro Preto por exemplo, estava com 351 doses nas mesmas condições”, declarou o prefeito.

Marco Antônio ainda ressaltou que o número de doses perdidas podem aumentar conforme o avanço da imunização da população. “A medida que nós vamos vacinando a tendência é aumentar, por mais que a equipe de vacinação tenha o cuidado, ele vai aumentar”, concluiu  secretário.

Outra situação apontada pelos vereadores da comissão foi o registro de que algumas pessoas teriam recebido mais de duas doses da vacina contra a Covid-19.

O secretário de saúde também esclareceu sobre a questão e informou se tratar de um erro do sistema, que no princípio, não permitia correções de dados pessoais. “Quando havia algum erro de digitação, não era possível fazer a correção, portanto, era lançada uma nova vacina, mas sem que isso alterasse o quantitativo”, explicou Marco Antônio.


Reportagem do Jornal O liberal 

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário