sexta-feira, 23 de abril de 2021

VEREADORES APONTAM SUMIÇO DE VACINAS EM ITABIRITO

 

Itabirito 20 de abril de 2021



Thiago Gomes

Os vereadores Fábio Fonseca, o Fabinho (Avante), Max Fortes (DEM) e Edson Jr., o Dr. Edson (Republicanos), que compõe uma comissão formada pelo Presidente da Câmara, Leo do Social (PSDB), para apurar relação de vacinas no município, notaram que estavam faltando 128 vacinas no estoque disponibilizado pela Secretaria de Saúde.

Além disso, na lista dos vacinados também haviam nomes duplicados e pessoas que receberam as duas doses no mesmo dia. Toda irregularidade encontrada será enviada para o Ministério Público para que seja feita uma investigação mais minuciosa sobre a questão.

A vacina em questão é o Coronavac, fornecida pelo Instituto Butantan e, segundo informado pela Secretaria de Saúde, os frascos contêm 10 doses, mas a comissão notou que muitos deles estavam com 8 ou 7 doses.

Outra irregularidade notada pelos vereadores é a falta de data de nascimento das pessoas que foram vacinadas, informação que é importante para o controle dos grupos prioritários, que em função da idade avançada devem ser vacinados primeiro.

De acordo com o vereador Fabinho, a comissão foi formada após a rejeição de um projeto de lei proposto pelo vereador Max que estipulava transparência nas vacinações, tornando obrigatória a publicação dos nomes das pessoas atendidas pelo programa de vacinação. O projeto foi rejeitado na Câmara no dia 25 de março com 7 votos contrários e 6 a favor.

Após a rejeição do projeto, afirma Fabinho: "a população começou a cobrar nas redes sociais a transparência. Aí o presidente da Câmara criou a comissão para poder apurar os fatos".

A falta dessas 128 vacinas já foi reconhecida pela Secretaria de Saúde. O vereador Dr. Edson ressaltou que a situação torna-se ainda mais grave pelo momento que o município passa, ainda com poucas pessoas vacinadas.

A comissão está apurando a possibilidade de ter ocorrido algum erro durante a formatação do documento em função dos nomes repetidos. Fabinho explica: "Estamos terminando de analisar a lista e vamos fazer mais algumas solicitações à secretária de saúde... Não sabemos se houve erro de digitação, estamos levando todos os nomes que estão em duplicidade para requerer um esclarecimento da secretaria".


Reportagem do Jornal O liberal 

Região dos Inconfidentes


Nenhum comentário:

Postar um comentário