terça-feira, 22 de agosto de 2023

VEM AÍ, SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM MARIANA!

 http://www.jornaloliberal.net

 Mariana

22 de agosto de 2023

Por Sara Lambert

A Educação Infantil é a fase inicial do desenvolvimento pedagógico, é neste período que a criança tem seu primeiro contato com a experiência escolar proporcionando o desenvolvimento integral do ser humano em aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Sendo assim, é fundamental entender a importância dessa fase e sua contribuição quanto ao crescimento do aluno, visto que a Educação Infantil é um ponto de extrema importância para o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo.

Em Mariana, a Educação Infantil oferta vagas nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e nas escolas do município para crianças com idade entre 6 meses a 3 anos e 11 meses, em creches, e 4 anos a 5 anos e 11 meses para crianças da pré-escola (1º e 2º períodos). Atualmente o município atende aproximadamente 2.292 crianças nesta faixa etária.

A educação nesse estágio não se limita apenas a ensinar letras e números, mas sim a promover um desenvolvimento integral da criança em diversos aspectos. Nessa fase, as crianças estão ávidas por explorar o mundo ao seu redor e absorver informações. Portanto, oferecer um ambiente estimulante e educativo nesse período é essencial para garantir um crescimento saudável.

Em homenagem à Dra. Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista brasileira que também foi a fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, foi sancionada a Lei 12.602, em 03 de abril de 2012 que institui a Semana da Educação Infantil, a ser celebrada anualmente na semana do dia 25 de agosto. 

Dessa forma, conforme prevê a Lei 12.602, a Secretaria Municipal de Educação de Mariana e as instituições escolares promoverão ações durante a semana comemorativa, dos dias 21/08 a 25/08, com o objetivo de enfatizar a importância da primeira infância, valorizar e divulgar as práticas pedagógicas da Educação Infantil.

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário