segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Estudo mostra como métodos pedagógicos modernos que usam o ‘brincar’ podem transformar a educação

Tese de mestrado virou livro e a pesquisa foi norteada pelo olhar da educação Waldorf.

“Os espaços oferecidos em uma escola à luz da Pedagogia Waldorf no interior de São Paulo” é o nome do livro que resultou da tese de mestrado da professora Edevana Leonor Vantroba, atualmente doutoranda em Educação pela Logos University International, UniLogos em Miami, Flórida. A pesquisa foi realizada em uma escola brasileira que usa uma metodologia específica.

Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf, assim como outros métodos pedagógicos modernos, defende, em resumo, uma educação integral, que trabalhe ao mesmo tempo as habilidades sociais, motoras, cognitivas e emocionais da criança.

De acordo com a pesquisa, a “Pedagogia Waldorf ao tratar da infância, entendida em sua multiplicidade, deve ser observada em suas diferenças e diversidades infantis intrínseca e socialmente construídas, no ato autêntico que caracteriza essa fase da vida, colocando a vontade em um plano que começa e termina pelo sujeito que a cria e expressa experiências vivenciadas estabelecendo vínculo e relação com o mundo, reconstruindo sua realidade e a que observa através de descobertas próprias, produzindo cultura”.

Na obra, a autora mostra como a Pedagogia Waldorf configura o desenvolvimento infantil em sua plenitude, evidencia que os espaços ofertados influenciam diretamente no aprendizado, devendo ser considerados na interação com o mundo e com outros, nas relações com os brinquedos e ambientes devidamente planejados.

A importância do brincar

Ao longo da pesquisa, que foi realizada em uma instituição escolar que tem a proposta pedagógica baseada na antroposofia e conduzida pela Pedagogia Waldorf, a autora conseguiu demonstrar que é necessário que mais ambientes pedagógicos sejam repensados, oportunizando um “brincar” que contemple espaços e cenários planejados com diversas linguagens, sejam corporais, gestuais, musicais aprimorando o desenvolvimento infantil.

Para a pesquisadora, a representação do ato de brincar estudada na escola Waldorf foi a de que o “brincar” mesmo é uma ação intrínseca e autêntica à infância, que caracteriza essa fase da vida e permite colocar a criança em um plano espontâneo, e principalmente indissociável do ritmo, do desenvolvimento infantil, da imaginação e da natureza, elementos significativos para entendê-la nesse universo tão específico, que remete a alguns aspectos comuns, inclusive nas metodologias utilizadas que permeiam toda escola, refletida nas músicas, rodas rítmicas, atividades físicas e artísticas, na maneira de apresentar um conteúdo, na comunidade escolar e na arquitetura que possui características próprias da Antroposofia.

Banca renomada

A tese de mestrado da aluna da Unilogos contou com uma banca de extremo renome e experiência na área da educação. Participaram a professora Dra. Ana Maria Marques Palagi – Presidente da Banca Logos University International (LUI), membro da Secretaria Estadual de Educação do Paraná; a professora Dra. Fabiana Rodrigues, da Logos University International (LUI); e a professora Dra. Lisiane Weber Moreira Fabiana Rodrigues, membro da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Sobre a Unilogos

A Logos University Int.® foi fundada em 2006 com objetivos educacionais e tem como missão promover e melhorar a educação. Contando com diversos acordos nacionais e internacionais, quantificando seu padrão de ensino aos requisitos mais modernos.


Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa
Gestão geral grupo MF Press Global 


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