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Ouro Preto
17 de janeiro de 2024Por Lucas Porfírio
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) planeja concluir, no primeiro semestre de 2024, uma negociação envolvendo oito prefeituras, dez empresas mineradoras, o governo estadual e a União. O objetivo é viabilizar a construção de uma via alternativa para desviar o tráfego de aproximadamente 1.500 carretas de minério que circulam diariamente em um trecho perigoso da BR-040, entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete.
Conhecida como “Rodovia do Minério”, a construção dessa via foi uma das pautas da reunião entre o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, e o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, realizada na Prefeitura de Ouro Preto, na tarde desta segunda-feira (15).
O projeto é puxado por prefeitos da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) e está na mesa do Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor). “Através da Amig, do CREA, nós estamos fazendo um trabalho com o Ministério Público [...]. O importante é que já existe um projeto, esse projeto é factível de ser executado, de forma que a gente consiga retirar, no mínimo, 8 milhões de toneladas da BR-040 e destiná-las à BR-356. Isso é importante pois vai reduzir muito o número de viagens de carretas na BR-040”, ressaltou Orlando Caldeira.
Ainda, Orlando destacou a importância do transporte da mineração ser realizado por modal ferroviário (uso de trens de carga, através de seus vagões) para o escoamento do minério, aliviando as estradas e reduzindo os riscos de acidentes. “As nossas estradas não comportam, porque há mais de 50 anos não há investimento nenhum [...]. Tá vitimando os nossos familiares, os nossos parentes e amigos e nós não podemos permitir isso”, completou o Prefeito de Itabirito.
Outro ponto da reunião foi o asfaltamento da MG-030. De acordo com o prefeito de Itabirito, graças à municipalização do trecho, fruto de convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), os mais de quatro quilômetros localizados em Itabirito estão recebendo intervenções desde o ano passado (2023), até a Ponte da Japonesa, limite com o município de Ouro Preto.
Além do trecho em Itabirito, a MG-030 possui mais 31,2 quilômetros não pavimentados, sendo 29 quilômetros situados em Ouro Preto e os outros 2,2 quilômetros no município de Ouro Branco. Durante o encontro, o prefeito de Ouro Preto, disse que logo após as chuvas, o município vai começar a asfaltar da Ponte da Japonesa ao distrito de Engenheiro Corrêa.
O asfaltamento da via será essencial na geração de emprego e renda em toda a região dos Inconfidentes, além de contribuir para o segmento turístico e de logística. “Ao mesmo tempo, acabamos de receber 5 milhões de reais do Ministério Público de Minas Gerais para a primeira etapa do asfaltamento da estrada entre Santo Antônio do Leite e Engenheiro Corrêa, que é a MG 440. Com esse asfaltamento de 9 km e o outro de Itabirito a Engenheiro Corrêa de 5 km nós vamos unir o distrito de Engenheiro Corrêa, hoje entregue a poeira e a lama, por asfalto a Itabirito e a Ouro Preto”, afirmou o chefe do executivo ouro-pretano, Angelo Oswaldo.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
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