sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

FOTÓGRAFOS DE OURO PRETO LEVAM FESTA DO REINADO PARA EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO

   http://www.jornaloliberal.net

 Ouro Preto

25 de janeiro de 2024
Imagem: Everton Ballardin - Itaú Cultural 

Lucas Porfírio 

Os fotógrafos ouro-pretanos Ane Souz e Vinicius Terror foram convidados a participar da exposição “Ensaios para o Museu das Origens”, no Instituto Tomie Ohtake, na cidade de São Paulo. A mostra pode ser visitada até o próximo domingo, dia 28.

A exposição nasceu da união do Itaú Cultural e do Instituto Tomie Ohtake com uma ampla rede de espaços de memória, instituições culturais e museus brasileiros. Em um percurso inédito, a mostra atualiza e amplia os princípios de uma proposta para o Museus das Origens, feita pelo crítico de arte Mário Pedrosa em 1978, após o incêndio no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

A curadoria da exposição selecionou 12 fotografias de Ane Souz que retratam o momento de apresentação da Bandeira de Ferro e Forja a comunidade no Reinado de Ouro Preto, além do documentário “A Fé que canta e Dança”, fruto de um trabalho de dez anos fotografando a Festa do Reinado em Ouro Preto, de Vinicius Terror.

Ane Souz conta que foi uma enorme surpresa saber que suas fotos haviam sido selecionadas para compor a exposição. “Eles (os curadores da exposição) estavam procurando fotos da bandeira de ferro e forja do Reinado que foi reencontrada pela capitã Katia Silveiro, no ano de 2020, e apresentada à comunidade no Reinado de mesmo ano. Após indicação da minha amiga, Sidnéa Santos, o Instituto Tomie Ohtake e o Itaú Cultural entraram em contato comigo para pedir o envio de fotos desse momento. Alguns dias após o envio, recebi o e-mail de que a curadoria havia escolhido 12 fotos de minha autoria para compor a exposição”, explicou Ane.

Além de estar em exibição no Instituto Tomie Ohtake, o documentário pode ser acessado na íntegra de forma gratuita através do site do fotógrafo. “Me senti honrado em figurar entre tantos artistas incríveis e de grande expressão no campo das artes visuais no Brasil. O documentário conta a história de resgate das tradições pelas guardas de Congo e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, em Ouro Preto”, disse o fotógrafo.

E os fotógrafos deixam o recado: “Convido a todos para aproveitarem a última semana para apreciar a Exposição: "Ensaio para o museu das Origens", no Instituto Tomie Ohtake, e conhecer mais sobre nossa história e memória”, finaliza Souz.

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário