quarta-feira, 3 de abril de 2024

Foi a primeira tarefa, para todos os setores da organização, quando da implantação da qualidade na poderosa da mineração..."Entender e praticar o que aprendeu"...Os colaboradores gostaram tanto, que muitos começaram a fazer em casa o 5S...

Como fazer o 5S na sua empresa, casa e sua cidade

O programa 5S foi desenvolvido com o objetivo de transformar ambientes das organizações e atitudes das pessoas melhorando a qualidade de vida nas organizações, diminuindo os desperdícios.
Reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.


Seus objetivos principais são:
- Bem estar do homem
- Melhoria da qualidade
- Aumento da produtividade
- Redução de custos
- Incentivo a criatividade
- melhoria da moral das pessoas nas organizações
- higienização mental da organização

Seiri - descarte
Seiton - Arrumação
Seisso - Limpeza
Seiketsu – Saúde
Shitsure – Disciplina

Senso de utilização:
Identificar os itens e materiais necessários e desnecessários de cada posto de trabalho, isto é, manter o local de trabalho apenas o que o empregado realmente precisa e usa.
Separando o que é útil e o que não é.
Este é o ponto inicial do 5S, ter senso de percepção e saber o que é essencial.

Senso de Ordenação:
Determinar o local para se achar com facilidade algum documento, material, etc.
Ordenar é a conseqüência natural de arrumar aquilo que se utiliza.
É preciso organizar, ordenar o que ficou.

Senso de limpeza:
Deixar tudo limpo.
Não basta varrer tirando poeira, sujeira, é importante que cada um após usar determinado instrumento, deixá-lo em condições de uso.
O sentido é tirar sujeiras, e deixar limpo após usar.

Senso de Asseio:
Verificar se o pensamento, se o espírito do programa está sendo implantado.
Verificar o estado dos banheiros, refeitórios, áreas operacionais, etc.
Este é o senso que busca a questão da higiene mental, a existência de um bom clima do ambiente de trabalho, entre todos os setores da organização.
Relações saudáveis.

Senso de Autodisciplina:
È a força de vontade na busca pela melhoria.
Este é o ultimo S e o mais complexo, porque é o momento em que as pessoas na organização já devem executar tarefas como hábitos.
Sem achar que tudo esta funcionando perfeitamente ou que não há mais que evoluir.
A autodisciplina requer aperfeiçoamento se está tudo bom e pode ficar ainda melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário