segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Renovação da FCA pode elevar em mais de 30% fluxos ferroviários de carga em Minas Gerais


Investimentos no Corredor Leste serão de cerca de R$ 10 bilhões

  • Aquisição de locomotivas dará impulso a indústrias do Estado

 

A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica poderá gerar fortes impactos positivos para Minas Gerais. Com base nos estudos de demanda atualizados estima-se um aumento de 32% no volume de cargas movimentadas no Estado através de fluxos de importação e exportação por onde a VLI – controladora da FCA – transporta cargas como grãos, fertilizantes e celulose, além de insumos e produtos acabados da indústria siderúrgica.

 

“Minas Gerais é um grande pilar operacional da Ferrovia Centro-Atlântica e abriga uma parte expressiva da malha da FCA, além de ser um Estado com forte representatividade em segmentos como a siderurgia e o agronegócio, que têm vocação para o transporte ferroviário. A renovação da concessão da FCA significa a possibilidade de investir para impulsionar a eficiência de setores estratégicos para a economia mineira”, afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.

 

O estudo de demanda atualizado revela que Minas terá um grande incremento da movimentação ferroviária de cargas com destino a Estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo (Baixada Santista). A projeção aponta aumento nos fluxos de soja, milho, farelo de soja, açúcar, derivados do petróleo, produtos siderúrgicos e cimento. Também se estima o aumento do fluxo de retorno de fertilizantes sobre trilhos a partir do Espírito Santo.

 

Investimentos no Corredor Leste

 

Para a renovação da FCA estão previstos cerca de R$ 10 bilhões em investimentos no Corredor Leste, que liga regiões produtivas de Minas Gerais ao Sistema portuário do Espírito Santo. O aporte contempla aquisição de material rodante, manutenção e melhorias da malha e obras de resolução de conflitos urbanos.

 

A aquisição de locomotivas para suportar o aumento esperado do fluxo de cargas irá gerar um impacto econômico positivo em Minas Gerais, uma vez que as fabricantes estão instaladas no Estado – fomentando, assim, a atividade industrial, a geração de mão de obra qualificada, emprego, renda e arrecadação de impostos.

 

Renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica

 

A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica pela VLI deve gerar cerca de R$ 29 bilhões em investimentos e 10 mil empregos ao longo do período da concessão. A proposta, que segue em análise pelos órgãos reguladores e será debatida em audiências públicas, prevê a aquisição de locomotivas e vagões, melhorias na malha, obras de modernização de acesso portuário e intervenções para solução de conflitos urbanos.

 

Sobre a VLI

 

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por cinco anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

 

Daniela Galvão

Analista de Comunicação










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