sábado, 22 de março de 2025

"A função da AMM é capacitar e defender o pacto federativo nas pautas indigestas para os prefeitos”, diz Dr. Marcos durante evento em Formiga

 





"A função da AMM é capacitar e defender o pacto federativo nas pautas indigestas para os prefeitos”, diz Dr. Marcos durante evento em Formiga


Gestores e servidores municipais do centro-oeste mineiro participaram da quinta edição do projeto AMM nas Macros, realizado pela Associação Mineira de Municípios em Formiga, nesta quarta-feira, 20 de março. Na abertura do evento, o presidente da entidade, Dr. Marcos Vinicius, destacou a importância da atuação da entidade na defesa das pautas municipalistas que atingem diretamente os cofres das prefeituras. 

“A função da AMM é capacitar e defender o pacto federativo nas pautas indigestas para os prefeitos. Temos que questionar as obrigações impostas aos nossos municípios e representar os interesses comuns a todos, porque tem pautas que não dá para o prefeito sozinho encarar”, disse.

O presidente da AMM também destacou que o AMM nas Macros é voltado para capacitar os gestores e agentes públicos municipais, apresentando os serviços oferecidos pela entidade e também a equipe técnica, que está sempre à disposição para auxiliar as prefeituras nas diferentes áreas de atuação da administração pública municipal. 

“Buscamos aumentar cada vez mais a veia de capacitação oferecida pela AMM. Por isso, criamos esse formato de interiorização, para capacitar os senhores e mostrar que não estão sozinhos. Principalmente aqueles que estão chegando, que nunca tiveram experiência com gestão pública, porque eu passei por isso e, entendi que compreender a máquina pública fez com que eu entregasse a prefeitura de Coronel Fabriciano oferecendo serviços muito melhores e mais eficientes para os cidadãos”, enfatizou.

Também durante a abertura do evento, o prefeito anfitrião, Coronel Laércio, ressaltou que a AMM tem desempenhado um papel fundamental ao incentivar esse tipo de qualificação. “Eventos como esse são essenciais para nossos gestores, gerentes e secretários, pois a capacitação é indispensável para uma governança eficiente. A administração pública é complexa, e contar com parceiros estratégicos como a AMM nos permite estar preparados. Sem dúvida, quem se beneficia com isso é o poder executivo e, por consequência, a população”, afirmou.

Participaram da abertura, ainda, o gerente da regional Centro-oeste/Sudoeste do Sebrae-MG, Leonardo Mol; a vice-prefeita de Formiga, Taciana Carvaho Braga; e prefeitos da região.        

Ainda na parte da manhã, o governador Romeu Zema fez uma transmissão ao vivo para o evento, quando ressaltou a eficiência do trabalho do Dr. Marcos à frente da AMM e que a Associação tem um papel importante como representante dos municípios mineiros. “Tenho certeza de que este evento é uma excelente oportunidade para a troca de informações entre os servidores municipais e os especialistas em gestão pública. Minas tem 853 municípios e o alinhamento entre eles é fundamental ao desenvolvimento econômico”, ressaltou o governador.

Programação técnica

A parte técnica do evento teve início com o painel liderado pelo presidente da entidade, Dr. Marcos Vinicius, que falou sobre a modernização implantada pela atual gestão, com a preocupação de fornecer cada vez mais ferramentas imprescindíveis para as administrações municipais, além do investimento em capacitação. 

No mesmo painel, o coordenador das áreas técnicas da AMM, Guilherme Levy, apresentou o AMM Licita; o coordenador-geral de Estratégia e Gestão da AMM, Vladimir Azevedo, falou sobre as funcionalidades e a importância do Observatório AMM; o coordenador Comercial e de Serviços da AMM, Rodrigo Lázaro, falou sobre o Diário Online.   “A essência do AMM nas Macros é mobilizar uma equipe multidisciplinar da AMM, acompanhada por especialistas em gestão pública, para promover encontros que integram aspectos técnicos e políticos”, explicou Vladimir.

Dando continuidade à programação, a palestra sobre "A Nova Lei de Licitações" (Lei 14.133/2021) foi conduzida pelo advogado e especialista em licitações públicas e direito público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), professor Juliano Calazans.

Em seguida, o tema "Novas Possibilidades de Incremento de Receitas e Reforma Tributária" foi abordado pelo analista de finanças municipais da CNM, Alex Hudson.

A quinta edição do AMM nas Macros também contou com a presença dos assessores de seis departamentos técnicos (Saúde, Assistência Social, Economia, Convênios, Esporte e Cultura, Contabilidade e Consórcios) da entidade no Painel: Desafios Técnicos nos 100 Primeiros Dias de Mandato, com discussões essenciais para a gestão pública.



INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Tatiana Moraes

31 98811-6769






Nenhum comentário:

Postar um comentário