terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Consumir fibras é o novo cool

 

TENDÊNCIA



(Imagem: Gut Microbiota for health)

Você já ouviu falar em ‘fibermaxxing’? Ao que parece, depois do boom das proteínas, as fibras estão a caminho de se tornarem o nutriente trending de 2026. Dê um passo para o lado, whey protein.

A tendência, que já acumula milhões de visualizações nas redes sociais, reflete uma obsessão da Gen Z pela saúde intestinal e seus benefícios colaterais, como pele limpa e melhor foco cognitivo.

  • Fibras são os componentes presentes em carboidratos vegetais que passam ilesos pelo estômago, mas ajudam na digestão de outros alimentos.

A relevância: O último estudo disponível aponta que 77% dos brasileiros não consomem a quantidade recomendada diária de fibras, que é de 25g/dia para mulheres e 35g/homens.

Nos EUA, por exemplo, esse número sobe para a casa dos 90%. Em outras palavras, a turma não está comendo vegetais ou legumes suficientes.

Por que essa tendência está vindo agora? Além da digestão, há um fator econômico e farmacêutico. As fibras estimulam naturalmente a produção de GLP-1 no corpo — sim, o hormônio presente no Ozempic e no Mounjaro que tira a fome.

Não à toa, diversos produtos com foco em fibras, os chamados prebióticos, estão em alta. Até mesmo o setor de refrigerantes entrou nessa: a PepsiCo comprou a Poppi e planeja a Pepsi Prebiotic Soda, enquanto a Coca-Cola adquiriu a Simply Pop.



Nenhum comentário:

Postar um comentário