segunda-feira, 9 de março de 2015

Entenda o que é bruxismo e saiba quais os caminhos para o tratamento

08-03-2015   

por Universo Jatoba

iG

Já ouviu falar do bruxismo? Se, quando acorda, você sente a mandíbula dolorida ou sente muita dor de cabeça, preste atenção. Estes são sinais de que você pode estar sofrendo de bruxismo, um ranger ou forte apertar dos dentes durante o sono.
Segundo a cirurgiã-dentista Renata Rebuffo, o bruxismo é um distúrbio da articulação responsável pela abertura e fechamento da boca. “Muitas vezes pode acontecer durante o dia também”, esclarece.
Ela explica que o distúrbio pode aparecer em qualquer idade. “O problema, normalmente, está associado a causas emocionais, como estresse. Por isso, depende da fase da vida da pessoa e do que ela está passando no momento. Pesquisas mostram que é mais comum em homens do que em mulheres”, conta.
Consequências
A primeira consequência é a dentária. “O desgaste excessivo, que gera a exposição dentinária, causa hipersensibilidade. A dentina possui tubos dentinários, que são os canais que vão levar sensação de frio, calor e dor para o nervo do dente”, diz.
De acordo com ela, em alguns casos os dentes chegam a se quebrar. “Às vezes, acontecem retrações na gengiva, com desgastes da dentina, formando degraus nos dentes. A pessoa também pode ter a boca travada e não conseguir mais fechá-la até se acalmar e relaxar”, afirma.
 

Sintomas
Os mais frequentes são dores de cabeças constantes, dificuldade ao abrir a boca, dores nas articulações, na musculatura bucal e dor nos dentes. Também pode acontecer uma inflamação no nervo do dente e no canal dentário. “Essa inflamação é chamada pulpite reversível, pois ao combater o bruxismo, a dor cessa. Outro sintoma clínico que dá para ser detectado durante a consulta odontológica é o desgaste das cúspides dos dentes, ou seja, do esmalte, o que pode causar até mesmo a exposição da dentina”, reforça.

Tratamento
A especialista explica que é muito difícil acabar de vez com o bruxismo. “O tratamento, geralmente, é multifatorial: envolve dentista, psicólogo, homeopatia e às vezes até fisioterapeuta. Normalmente, o bruxismo não tem cura, mas isso não impede que seja controlado”.
O bruxismo pode estar associado à ansiedade e, como é durante o sono, não é fácil de notar. Segundo Renata, é importante deixar o paciente em observação e indicar o tratamento certo, que geralmente é feito com placas relaxantes de acrílico ou acetato. “Em alguns casos, será recomendado o uso de remédios, do botox, da placa e, às vezes, tudo isso em conjunto”, completa.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário