Uma nova dieta conhecida como MIND é capaz de diminuir significativamente o risco das pessoas desenvolverem a doença de Alzheimer. Este benefício pode ocorrer mesmo se a pessoa não seguir o método à risca. É o que aponta uma pesquisa publicada na edição de março da revista científica Alzheirme?s & Dementia: The Journal of the Alzheimer?s. 
A pesquisa foi feita de 2004 até 2013 e contou com a participação de 923 voluntários. Ela concluiu que a dieta MIND baixou em 53% o risco de desenvolver a doença de Alzheimer em participantes que aderiram ao método rigorosamente. Já aqueles que seguiram a dieta de forma mais moderada tiveram diminuição do risco de Alzheimer em 35%. 
A Dieta MIND é uma combinação entre a Mediterrânea e a DASH. MIND é a sigla em inglês para Intervenção Mediterrânea-DASH para Atrasos Neurodegenerativos. A dieta MIND possui 15 componentes, sendo que 10 são os alimentos saudáveis para o cérebro que devem ser consumidos e 5 são prejudiciais para o órgão e precisam ser evitados. 
Os alimentos saudáveis para o cérebro são: vegetais de folhas verdes, outros vegetais, oleaginosas, frutas, grãos, cereais integrais, peixe, aves, azeite e vinho. Já os cinco grupos não saudáveis são: carnes vermelhas, manteiga e margarina, queijo, bolos e doces, frituras e fast-foods.