terça-feira, 3 de novembro de 2015

Itabirito vive síndrome de abstinência por crise em empresas, diz O Tempo

O jornal ainda disse que fechamento de vagas de trabalho impactam mais os municípios pequenos. Nova Lima, Itabira e Itabirito foram uma das mais afetadas por demissões com o fim de obras da Vale

Pico do itabirito explorado pela vale

O jornal O Tempo, de BH, reproduziu uma matéria (que cita Itabirito) a respeito da crise de emprego e renda nas cidades brasileiras dependentes do petróleo e do minério.
Segundo o economista Marcel Caparoz, da RC Consultorers, “os municípios menores são mais vulneráveis, principalmente quando dependem mais de alguma empresa, setor específico da economia ou grande obra”.
“Foi a dependência da mineração que colocou Itabirito, Nova Lima e Itabira (MG) no alto do ranking das empresas mais prejudicadas com a crise”, diz a  matéria que, na verdade, pertence a Folhapress (um braço do jornal Folha de São Paulo)”.
O título da notícia diz que essas cidades vivem uma “síndrome de abstinência”, sem entrar em detalhes a respeito do termo. Pode-se deduzir que (como uma droga) esses municípios dependem do minério ou do petróleo, mas esses produtos não estão causando o efeito esperado nas economias.
Cidades como Itabirito foram afetadas por demissões com o fim de obras da Vale. Segundo Maurício Martins, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira, os cortes ocorrem por causa da queda do preço do minério de ferro. “A preocupação é aumento de violência”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário