sábado, 7 de novembro de 2015

Prefeito acusa mineradora de falhar no alerta sobre rompimento de barragem

Por agencia Brasil

07/11/2015

Companhia tentou avisar população por telefonemas à defesa civil e a líderes comunitários; ideral era ter sirene, diz Duarte Jr.
O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse neste sábado (7) que a mineradora Samarco errou na tentativa de informar os moradores sobre o rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues. “A verdade precisa ser dita e as responsabilidades apuradas”, destacou.
Duarte Júnior avaliou que a decisão da mineradora de telefonar para a Defesa Civil, para a prefeitura e para líderes comunitários não foi adequada, porque a lama chegou ao povoado em cerca de dez minutos. "Foi muito falha essa forma de comunicação. O ideal era que houvesse uma sirene, um botão de pânico."
Segundo o prefeito, no momento em que houve o rompimento da primeira barragem, a água desceu com muita força e se sobrepôs ao volume acumulado na segunda barragem. “Foi uma avalanche de lama, uma coisa impressionante”, disse. "Bento Rodrigues não existe mais. Fico imaginando como essa história vai continuar. A situação é bem difícil, completou.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário