quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Aos meus sete leitores: um bom conselho vale ouro

Um dito popular bem antigo e bastante utilizado por quem aceita bons conselhos: se conselho fosse bom ninguém dava de graça.
Contrariando isso um cantor e compositor disse em uma letra de suas músicas: ouça um bom conselho que eu dou de graça.
 Nenhum de nós se basta, razão pela qual vivemos em sociedade, uns ao lado dos outros.
Ao contrario do que muita gente pensa, as pessoas não nascem sabendo. O aprendizado se dá, ao longo da vida, com ajuda de gente experiente.
O aprendizado é contínuo.
Se tem a responsabilidade de mudar o mundo, o homem não pode caminhar só.Tive a felicidade de conviver, ao longo dos anos de minha vida, com pessoas de grande sabedoria, que além de me dar preciosos conselhos, transformaram minha forma de pensar, agir e enxergar a vida.
Esses conselheiros, que na sua maioria eram familiares, alguns amigos, professores, colegas de escola, namoradas, alguns chefes e colegas de trabalho que tive ao longo dos anos em que trabalhei, transformaram para melhor a minha vida.
Diziam eles: estabeleça metas, o trabalho é a lei da vida, aprenda o máximo que puder em todos os ramos do saber para aumentar os seus conhecimentos, independente de qualquer coisa seja sempre você mesmo, ame a vida como ela é, tenha caráter e seja honesto, respeite as diferenças, não seja preconceituoso, perdoe sempre, amigos não tem defeitos, não desista de seus sonhos, "não fale dos outros pois a língua é o chicote do corpo", escute mais e fale menos, seja sempre humilde, fique longe de politica, você não tem vocação para a politica, não guarde ressentimentos, não fique preso ao passado, tente sempre ser melhor a cada dia, somos todos diferentes por isso pensamos de forma diferente, leia tudo que puder, é preciso estar sempre se atualizando, a informação não é nossa portanto seja um multiplicador de suas informações, transforme suas dificuldades em oportunidades, viajar é muito importante, procure conhecer outros países e outras culturas, seja persistente sempre, procure viver em bons ambientes pois o homem é produto do meio em que vive, ouça os conselhos das pessoas experientes e aprenda com eles, não fique remoendo erros do passado, cometa novos erros.
Um conselho paterno que não esqueço: é bem melhor servir que ser servido.
O conselho materno que me marcou muito: o que fazemos de graça, ganhamos em graça.
Cada conselho que recebemos é sempre um convite à reflexão.
São mensagens vindas de pessoas que, de certa forma, guiaram minhas atitudes e decisões na vida.
Vale lembrar o pensamento de Albert Einstein “ Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência”.
Quem pensa que não precisa de ninguém é porque não quer enxergar, que na vida não se dá um passo para frente sem consultar o passado.


Obs: Recebi um telefonema de um cidadão, que optou por não se identificar, dizendo que tenho, no máximo, sete leitores. Quero dizer a esse cidadão que se eu tiver um leitor, dou-me por satisfeito.

Cristóvão Martins Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário