quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Clube do Livro é criado para motivar equipe durante crise do coronavírus

Gestora de Marketing idealizou encontros literários que estão sendo um verdadeiro antídoto contra os tempos sombrios da pandemia

Praticar a empatia sempre aconteceu naturalmente na vida da mineira Thaísa Passos. Conhecer as necessidades do outro, ouvir e oferecer estímulo faz parte do seu jeito e é uma grande força motriz no seu modo de liderar. Quando surgiu o cenário da pandemia, com o time inteiro de um dia para o outro em home office, Thaísa, que é gestora global de marketing da S.I.N. Implant System, conta que se deparou com uma situação totalmente inesperada.

Pensou que a distância não deveria ser empecilho para as conversas próximas, com a finalidade de motivar o aprendizado e ajudar a equipe a lidar melhor com as emoções, sem que isso fosse algo forçado ou aborrecido.

Após refletir sobre o assunto, Thaísa -- uma apaixonada por boas leituras -- decidiu lançar um clube do livro junto com sua equipe, com o debate de obras que pudessem ser aplicadas na realidade do grupo.  “A ideia veio para ser um contraponto da falta de contato presencial”, explica ela. “Com o trabalho remoto, perdemos a interação social de todos os dias, o que nos abala psiquicamente em diferentes níveis e também prejudica o surgimento de boas ideias, que nasciam, muitas vezes, das nossas reuniões presenciais, onde há mais estímulo para todos se expressarem de modo criativo”, conta.

Thaísa lembra que começou a conceber o projeto já no fim do mês de março, quando a empresa inteira, que é uma das líderes mundiais do setor, viu-se diante do desafio do trabalho remoto.

Ela conta que os encontros literários têm sido um antídoto para os tempos sombrios da pandemia. “As leituras têm conseguido trabalhar a motivação e ajudam a melhorar o humor e a saúde mental, como um todo”, explica.

Funciona da seguinte forma: primeiro, Thaísa faz uma seleção do livro, que gira em torno de assuntos de interesse do universo corporativo, como inovação, boas práticas, liderança e finanças. Após a escolha, o livro é adquirido pela empresa e entregue na residência de cada colaborador. A gestora conta que o ponto crucial para a escolha de um título é que ele seja inspirador e estimule o desenvolvimento pessoal. Ela ressalta que o objetivo é envolver a todos, com novas ideias e pensamentos, para que ninguém entre em uma zona de conforto. “A conclusão é que a leitura sempre acaba refletindo de maneira positiva no trabalho”, comemora a executiva.

A partir do recebimento do livro, o time é incentivado a ler dois capítulos escolhidos para o encontro literário virtual. Feito isso, semanalmente, a executiva e os colaboradores ligam suas câmeras e, durante cerca de uma hora, discutem sobre as temáticas abordadas pela obra e como aquele conteúdo pode agregar no dia a dia profissional e pessoal. O projeto iniciou com “As cartas de Bezos – 14 princípios para crescer como a Amazon”, de Steve Anderson (Ed. Sextante). E, atualmente, está na agenda de leituras do time o livro “Liderando ao estilo Starbucks - cinco princípios que irão ajudá-lo a conectar-se com seus clientes; seus produtos e seus próprios funcionários”, de Joseph Michelli (DVS Editora).

A gestora global conta que o ‘Clube do Livro’ da equipe tem sido um sucesso. “Durante as reuniões, cada um comenta os pontos que mais chamaram a atenção a partir da leitura e dá um feedback sobre como aquele conhecimento pode impactar na sua vida e no dia a dia na rotina do marketing da S.I.N.”, conta Thaísa.

“Acredito que o livro é a melhor forma de gerar conhecimento – além de eficiente, é uma maneira altamente prazerosa de auxiliar no crescimento da equipe”, diz a gestora. “O time está super engajado e sinto que estamos superando essa fase, tão cheia de complexidades, da melhor forma”, continua. “Tem sido tão enriquecedor que pretendo manter o projeto como algo permanente, mesmo após o nosso retorno ao trabalho na empresa”, comemora.

Mesmo hoje, com a reabertura parcial ou integral de muitos escritórios, a equipe de Thaísa segue atuando a distância. “No nosso caso específico, está dando muito certo, e prefiro manter nossos colaboradores em segurança e lançar mão de ações como o Clube do Livro, para ajudá-los a manter a disposição e a produtividade até que tenhamos uma mudança de cenário, como a liberação de uma vacina, por exemplo”, diz.

Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados, todos os anos, a 20 países do globo – o mais recente deles é o Marrocos. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Sistema de Implante já é referência global. A marca atua no mercado desde 2003, oferecendo as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade dos produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra Neide e o Dr. Ariel Lenharo continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. Neide e dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.

Informações para a imprensa: Key Press Comunicação

Beatriz Marques Dias/ Bernardo Campos/ Caroline Fakhouri

bia@keypress.com.br/jornalismo@keypress.com.br/ relaciona@keypress.com.br

Imagens relacionadas


e9953a7d924206851f761ac6512ef414_small.jpg
baixar em alta resolução


f5b938041e2db641ee1cfa225d99e8cb_small.jpg
baixar em alta resolução


ec0a7602446a55f956f54b249b57e782_small.jpg
baixar em alta resolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário