segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O Jovem e a Política


 

O poder estatal se divide em três, executivo, legislativo e judiciário. 

No Brasil, a política, enquanto atividade partidária, está envolvida com dois desses três poderes: o executivo e o legislativo. Isso porque o ingresso na Magistratura, diferentemente do que ocorre com a investidura em cargos políticos, ocorre através de concurso público.

Portanto, a política é extremamente importante, na medida em que diz respeito à atividade de governar.

Embora a atividade política venha sendo ultimamente identificada com benefício próprio, enriquecimento ilícito, corrupção e outras coisas negativas, em sua essência ela não tem nada a ver com isso, sendo antes a ciência ou arte de bem servir à sociedade.

É preciso que os jovens se interessem pela política, pela política no sentido autêntico do termo, ou seja, pela arte de bem servir à sociedade.

A juventude é uma fase da vida em que se tem energia, força de vontade e disposição. Com a revolução tecnológica aliada ao surgimento da internet, os jovens passaram a ter condições de obter cada vez mais informações para exercer seus direitos de forma mais adequada.

Para que a política brasileira comece a se reciclar e ter mais futuro, é necessário começarmos a plantar novas sementes, incentivando a entrada dos jovens na política.

Infelizmente, eles se encontram afastados da vida política do país, o que é muito ruim.

Alguns analistas políticos apontam o fato de a maioria dos políticos serem analógicos, enquanto os jovens são digitais. A entrada dos jovens na política pode diminuir essa distância...

Um dos principais problemas que precisa ser superado é o fato de o jovem ver a política como algo sem importância. Por isso, ele precisa ser motivado a pensar diferente. É preciso tentar mostrar a ele que o futuro do nosso país depende dele, e que ele deve tomar as rédeas da condução desse futuro.

A política é a construção do futuro coletivo, e o jovem é e será o centro da transformação política.

Outro dia, em uma conversa com um jovem, perguntei a ele o que ele achava da política.

Ele respondeu que se interessou por política há muito tempo, até descobrir que ela não se interessava por ele. Ele acrescentou que não compreendia muito bem o jogo político, e afirmou que "cada povo tem o governo que merece". Esse não é só um caso isolado; um grande jornal de circulação nacional recentemente divulgou uma pesquisa sobre o interesse dos jovens pela política. A pesquisa revelou que os jovens até possuem interesse pela política, mas também que eles reclamam pela falta de incentivo para entrar na política.

De fato, os partidos políticos não tratam a juventude como prioridade.

A velha política não dá espaço aos novos, razão pela qual os jovens se sentem desestimulados e desinteressados.

Se tiver incentivo, o jovem com certeza será o motor da transformação do país.

O mundo todo, hoje, busca a purificação dos sistemas governativos.

Há uma guerra contra o vírus da corrupção e da má gestão.

Esse será um grande desafio a ser enfrentado pelos jovens.

 

Cristóvão Martins Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário