quarta-feira, 16 de junho de 2021

Congresso se ilumina de verde e vermelho pelo D​ia de Conscientização das Amiloidoses

 

 

Tema da campanha neste ano é “Dê voz à nossa luta, seu apoio é nossa força!”

 

O Congresso Nacional fica iluminado nas cores verde e vermelho, nesta quarta-feira (16), em alusão ao Dia de Conscientização das Amiloidoses. O tema da campanha neste ano é “Dê voz à nossa luta, seu apoio é nossa força!”. As doenças, consideradas raras, estão relacionadas ao acúmulo de proteínas não funcionais em órgãos e tecidos do corpo. A iluminação faz referência às cores das bandeiras do Brasil e de Portugal - os dois países com maior incidência de casos das amiloidoses.

 

PAF

 

A doença mais comum do grupo é a polineuropatia amiloidótica familiar (PAF). A estimativa é que a enfermidade atinja 1 a cada 100 mil habitantes no Brasil. É hereditária, degenerativa e não tem cura. Segundo a Associação Brasileira de Paramiloidose (Abpar), a PAF é mais frequente em pessoas na faixa dos 25 aos 35 anos, mas pode ocorrer também após os 50 anos. Além da hereditariedade, fatores ambientais têm influência no desenvolvimento da doença, que pode provocar a incapacidade física e levar à morte se não for tratada.

 

Sintomas e acompanhamento

 

Entre os sintomas da doença, estão o comprometimento sensorial e motor dos membros superiores, disfunção do aparelho gastrointestinal e urinário, diminuição da visão e arritmia cardíaca. O diagnóstico precoce é de fundamental importância, pois os tratamentos não curam as lesões preexistentes.

 

Por ser uma doença multissistêmica, isto é, que atinge vários órgãos e sistemas, o acompanhamento e tratamento dos sintomas requer uma equipe multidisciplinar. No acompanhamento, são utilizados exames de condução nervosa (eletroneuromiografia) para monitorar a polineuropatia, assim como eletrocardiografia, ecocardiografia e holter para a cardiomiopatia, entre outros. Exames de sangue constantes, de função renal e oftalmológicos também são utilizados para monitorar o estado geral do paciente. 

 

​________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais

https://www.camara.leg.br/assessoria-de-imprensa
e-mail: 
imprensa@camara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário