segunda-feira, 28 de junho de 2021

Governo do Reino Unido e BDMG assinam acordo para aumentar investimentos em infraestruturas sustentáveis

O Memorando de Entendimento faz parte da parceria britânica com Minas Gerais rumo à descarbonização da economia mineira.


Brasília, 28 de junho de 2021 – O Embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, e o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG, Sergio Gusmão Suchodolski, assinaram um memorando de entendimento na manhã de hoje com objetivo de atrair capital privado para investimentos verdes no estado. Por meio do acordo, o Reino Unido apoiará o desenvolvimento de ferramentas e metodologias que permitirão ao BMDG aperfeiçoar os seus instrumentos de financiamento a infraestruturas de baixo carbono no estado de Minas Gerais.

O acordo faz parte do compromisso britânico com o estado na área de clima e meio ambiente assumido em dezembro de 2020, por meio de um acordo com o governo mineiro, para acelerar a descarbonização de sua economia e aumentar os fluxos de investimentos internacionais. Como parte dessa parceria, no início do mês, Minas Gerais aderiu a campanha das Nações Unidas, Race to Zero, e se comprometeu a zerar as suas emissões líquidas de carbono até 2050, se tornarndo assim o primeiro estado da América Latina e do Caribe a fazer parte desta campanha internacional.

A transição de longo prazo para um futuro de emissões líquidas zero e resiliente requer trilhões de dólares em investimentos e uma mudança sem precedentes no sistema financeiro global. Essa transição apresenta imensas oportunidades econômicas e de desenvolvimento, mas hoje existe uma grande lacuna entre as necessidades e os fluxos financeiros reais. A parceria surge, justamente, para diminuir essa lacuna.

“A adesão de Minas Gerais à campanha Race to Zero foi um sinal claro sobre a direção da descarbonização de sua economia. Alcançar este objetivo irá requerer níveis sem precedentes de investimentos em tecnologias, serviços e, sobretudo, infraestrutura verde e de baixo carbono. O Reino Unido é uma liderança no setor de serviços financeiros verdes e um parceiro ideal para mobilizar os fluxos de capitais necessários. Por meio da robusta experiência técnica do BDMG, que vem se destacando na agenda climática no Brasil, queremos apoiar os mineiros no desenvolvimento de seu mercado de finanças verdes”, afirma Peter Wilson, embaixador britânico no Brasil.

O BDMG tem fortalecido continuamente sua atuação em prol do financiamento sustentável. Desde 2020, cerca de 50% dos desembolsos do banco estiveram sintonizados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com destaque para projetos relacionados à emergência climática. “Em linha com as diretrizes e compromissos firmados pelo Governo de Minas, a assinatura deste memorando abre novas possibilidades para o BDMG ampliar o financiamento climático, em apoio a uma transição econômica sustentável em Minas Gerais. Agradecemos a confiança depositada pelo Governo do Reino Unido nesta parceria e esperamos criar, em conjunto, instrumentos financeiros capazes de gerar impacto socioeconômico ainda mais efetivo e com capilaridade em todo o território mineiro”, afirma Sergio Gusmão Suchodolski, presidente do BDMG.

A pauta climática e de uma recuperação econômica resiliente são prioridades para o governo britânico. Em novembro, o Reino Unido sediará Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP26), onde a transição para uma economia de baixo carbono e a implementação do Acordo de Paris serão temas centrais.

Até a COP26, o Reino Unido trabalhará com países, atores subnacionais, setor privado e investidores para alinhar os fluxos financeiros globais com as metas do acordo de Paris, movendo-os de setores intensivos em carbono para atividades e infraestrutura sustentáveis e resilientes, capturando estas oportunidades econômicas.

Neste contexto, o Reino Unido quer motivar os setores financeiro e privado brasileiros a se moverem conjuntamente cada vez mais nesta direção e se propõe a apoiar a facilitação de fluxos financeiros privados sustentáveis para o país.

O BDMG vem se posicionando como o Banco de Desenvolvimento subnacional brasileiro mais ativo nas pautas de clima e finanças verdes. A cooperação entre o Governo Britânico e o Governo de Minas Gerais rumo à COP26 incentivou uma colaboração natural com o BDMG. A parceria é a primeira com um banco subnacional e faz parte das iniciativas do Governo Britânico junto a bancos de desenvolvimento do país para viabilizar um fluxo de investimento mais eficiente e efetivo para o direcionamento de recursos do governo para infraestrutura sustentável, a fim de ampliar o volume e o acesso do financiamento privado para investimentos no setor e o número de projetos qualificados, impulsionando a transição do país para uma economia de baixo carbono. 

A ideia é que a parceria apoie o desenvolvimento econômico do Estado de Minas apoiando o compromisso assumido pelo estado de neutralizar as suas emissões de carbono até meados do século.

A assistência técnica prevista no acordo apoiará o desenvolvimento de análise de riscos e benefícios e na estruturação de instrumentos financeiros e de projetos, com a integração de critérios ASG, incluindo considerações climáticas. A parceria ainda tem o objetivo de apoiar e desenvolver iniciativas para promover a equidade de gênero, a inclusão social e a redução da pobreza no estado.

 

Contatos para imprensa

Diêgo Lôbo

diego.lobo@fcdo.gov.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário