segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Final de ano: o que fazer se exagerar na comilança nas festas? Especialista explica

Todo mundo sabe que o final do ano a agenda de eventos é lotada, vem confraternizações da empresa, encontro com os amigos, ceia de natal e réveillon, e juntamente com elas não só o peso na consciência, mas também o aumento do peso na balança, e isso deixa a maioria das pessoas desesperadas por acharem que “engordaram”. No entanto, de acordo com a personal trainer Joicy Maromba, não é necessário se desesperar.

Segundo Joicy,  é necessário entender que esse aumento de peso na balança na maioria das vezes é retenção de líquido.

"Devido à retenção a tendência é ficar mais inchado devido a uma má alimentação e ao consumo, algumas vezes, de bebida alcoólica. Além disso, o fato de não ter feito atividade física constante também prejudica", explicou.

Conforme a profissional, é importante ter a consciência de que esses dias foram excepcionais e não fazem parte da sua rotina normal do dia a dia. Então, Joicy recomendou que a primeira coisa a se fazer é retomar a rotina.

A profissional deu dicas estratégicas para que você chegue mais rápido ao seu peso de antes:

1. Atividade física

"Inclua a atividade física no mínimo 3x na semana, se conseguir 5x ou mais melhor ainda. Pode ser musculação, treinos funcionais, esportes, lutas ou dança! Você pode realizar mais de uma atividade física também, desde que não deixe de fazer nenhuma. Lembre-se que para um bom resultado, você deve treinar na sua máxima intensidade, realizando os exercícios corretamente, e sem faltar", disse.

2. Beba muita água

"Com certeza você estará inchado devido ao consumo excessivo de sódio, açúcares e álcool durante os dias de festa e isso fará com que o seu corpo fique mais retido, e a melhor forma de você eliminar esses líquidos, é consumindo muita água. Existe uma conta super simples que é indicado para você saber o cálculo certo de ingestão de água diária adequado para você, que é: 35ml de água X kg da pessoa, um exemplo se a pessoa pesa 70kg x 35ml de água: total 2.450, então essa pessoa deve beber no mínimo 2 litros e 450ml de água. Mas, lembre-se, quanto mais beber melhor para seu organismo", disse.

3. Alimentação saudável

"Se você já "enfiou o pé na jaca” durante esses dias de festas, então agora você deve priorizar uma alimentação mais saudável e limpa! Em todas as refeições tenha no prato bons carboidratos (como arroz, feijão, batata, mandioca ou macaxeira) porém sem exagerar! Proteínas (carne, frango, ovos ou peixe), saladas, verduras e frutas em geral a vontade", pontuou.

4. Evite alguns alimentos

"O consumo de frituras, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas e fast-food, esses alimentos não favorecem a perda de gordura e nem a eliminação de líquido, por contrário, pode piorar ainda mais a situação. Então, a dica é: evite ao máximo por no mínimo 30 dias, até que o seu corpo desinflame totalmente", ponderou.

5. Chás

"O consumo de alguns chás ajudam a melhorar a flora intestinal, desinflamam o corpo e diminuem o inchaço corporal, fazendo com que seu metabolismo funcione mais rápido e melhor. Alguns indicados são: chá verde, de cavalinha, de hibisco, de canela e de gengibre", explicou.

6. Sono regular

"Você sabe que nosso corpo queima mais calorias quando dormimos, então nesse período procure ter um sono mais regular, o ideal seria 8 horas de sono direto, estipule um horário para dormir e acordar, e não faça atividades muito agitadas horas antes de dormir. O descanso é fundamental", falou.

Por fim, Joyce Maromba revelou uma dica extra:

"Realize três vezes na semana um treinamento de cardio de 30 minutos ao máximo e já será suficiente. Faça uma caminhada, ou uma corrida, ou um pedal ou HIIT para ajudar na queima de gordura. Você pode realizá-los em horários contrários do seu treino, um exemplo: cardio de manhã e musculação a noite, ou vice e versa. Mas, se seu dia for muito corrido, faça primeiro a musculação e depois o cardio", finalizou.
 
Sobre Joicy Vanessa 

Joicy Vanessa é conhecida nas redes sociais por JoicyMaromba. A mato-grossense hoje está com uma rede social com quase 1 milhão de seguidores. Formada em Educação Física, a profissional trabalha como personal trainer a 11 anos e tem alunos on-line em pelo menos 27 países.


   Dário Gilson | MF Press Global

Nenhum comentário:

Postar um comentário