Mesmo o Brasil em geral não oferecendo suporte a crianças superdotadas, escola pública em Santa Catarina oferece atendimento especial para esse público
As crianças com altas habilidades e superdotação (AH/SD) precisam de um atendimento especial em relação à educação por terem seu próprio ritmo de aprendizagem e grande facilidade para absorver novos conteúdos.
Infelizmente o Brasil não oferece uma estrutura adequada para atender a esse público que sofre com a inadequação do sistema de ensino, mas uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina permitiu que uma escola da microrregião de Canoinhas oferecesse apoio especializado para as crianças com AHSD.
A importância do apoio especializado para crianças superdotadas
A EEF Sagrado Coração de Jesus, localizada em Canoinhas, microrregião de Santa Catarina, atua com o projeto de expansão dos serviços de atendimento educacional especializado (AEE) focando em estudantes com altas habilidades e superdotação, projeto idealizado e produzido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Secretaria de estado de Educação.
De acordo com Viviane Posonski, Pedagoga especialista em AH/SD, o polo possui uma grande importância para um melhor desenvolvimento das crianças com altas habilidades.
“A escola Polo EEF Sagrado Coração de Jesus proporciona aos alunos todo o suporte tanto físico quanto humano para atendê-los como um todo. Nosso maior objetivo não é que o aluno absorva apenas o conteúdo acadêmico, mas observar o lado emocional para que o indivíduo atinja seus objetivos na sua plenitude. [...] [Estão] sendo desenvolvidos planejamentos em parcerias com instituições ou profissionais de determinadas áreas para cada aluno em sua área de destaque e explorando possíveis habilidades que talvez nem tenham conhecimento que possuam” Conta.
Os benefícios do polo de apoio para os estudantes com altas habilidades
O Polo EEF Sagrado Coração de Jesus já atendeu mais de 130 alunos desde 2016, ajudando diversas crianças a desenvolver suas habilidades de uma forma que não seria possível apenas com a grade curricular comum, como explica Viviane.
“Os atendimentos são realizados no contraturno escolar, onde o aluno permanece no polo durante 3 horas, onde procuramos suplementar as habilidades e áreas de destaque do indivíduo [...] a suplementação ocorre em áreas que o currículo regular não abrange, pois na maioria das vezes são áreas que não fazem parte da grade curricular, como astronomia, meteorologia, música, etc”.
Além das atividades desenvolvidas pelo polo, ele também auxilia os professores do ensino regular a lidar com alunos com AH/SD de forma a estimulá-los a aprender melhor, mesmo fora do polo.
“Orientamos também alguns professores do ensino regular quanto à necessidade de diversificar os métodos para melhor atender esses alunos que possuem AH/SD, pois é de conhecimento de todos que métodos tradicionais muitas vezes causam falta de interesse no aluno. Eles precisam ser constantemente instigados e desafiados a desenvolver atividades que contemplem as ferramentas necessárias para poderem aprimorar suas habilidades”. Ressalta Viviane.
Recentemente, o Pós PhD em neurociências e membro de 4 sociedades internacionais de alto QI, dentre elas a Triple Nine Society (TNS), uma das mais restritas do mundo, Dr. Fabiano de Abreu Rodrigues, aceitou o convite para integrar as ações do polo como coordenador voluntário, como forma de beneficiar ainda mais as crianças alvo do projeto.
Além da colaboração do Dr. Fabiano de Abreu e demais profissionais, o Diretor, James Luís, a Assessora de Direção, Claudia Simone, e a Assistente Técnica pedagógica, Adriana Correira, são fundamentais para o bom atendimento prestado pelo Polo EEF Sagrado Coração de Jesus e seus resultados positivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário