sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Mercado saturado? Como se posicionar profissionalmente hoje em dia

É preciso criar suas próprias oportunidades, afirma o advogado e empresário Sérgio Vieria



Se posicionar profissionalmente é o desejo de todo trabalhador, no entanto, nem todos conseguem isso e umas das justificativas mais comuns é de que o mercado está saturado e as oportunidades profissionais estão cada vez mais escassas.


No entanto, a dificuldade em conseguir oportunidades está, não na suposta saturação do mercado, mas na falta de resiliência em criar suas próprias oportunidades, afirma o advogado e empresário Sérgio Vieira.


Oportunidades profissionais não caem do céu, elas devem ser buscadas, devem ser criadas, ficar deitado assistindo Netflix o dia inteiro não vai te ajudar a conseguir um bom emprego e a justificativa sempre vai ser de que o mercado está saturado justamente por não ter a resiliência necessária para lidar com o maior número de “nãos” do que de “sims” na jornada profissional”.


É preciso ser proativo, correr atrás da oportunidade e não o contrário, isso tem relação com o binômio “capacidade-oportunidade”, ou seja, quando a oportunidade surgir, você deve estar capacitado e se ela não surgir, o que não acontece na maioria das vezes, ela deve ser criada, seja por meio de qualificação ou empreendedorismo”, explica Sérgio Vieira.


Atualmente, os chamados jovens “nem-nem-nem”, parcela da população que nem trabalha, nem estuda, nem está buscando trabalho, está cada vez mais presente. De acordo com dados do IBGE, cerca de 45,6% dos jovens cearenses que participaram da pesquisa enquadram-se como “nem-nem-nem”.


Esperar oportunidades chegarem é realmente uma péssima estratégia, pois, ao mesmo tempo em que elas estão sendo preenchidas por profissionais que buscam melhores recolocações no mercado, você está ficando para trás por falta de qualificação, ou seja, correr atrás é uma necessidade”, afirma Sérgio Vieira.


Sergio Rodrigo Russo Vieira tem 40 anos (São Paulo em junho de 1983). Formado em Direito em 2006 na Universidade Salvador, ingressou na Nelson Wilians em 06/2009 e em 10/2010 assumiu o cargo de Sócio Diretor do escritório Nelson Wilians Advogados em Manaus, que é atualmente o maior escritório do país e conta com filiais em todos os Estados da Federação, contando com cerca de 2.000 colaboradores e com 450.000 processos ativos em sua base.

Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa
Gestão geral grupo MF Press Global 


Nenhum comentário:

Postar um comentário