sábado, 23 de março de 2024

Epigenética: Conheça o ramo da biologia que influencia a inteligência

Novo estudo do Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, explora os impactos da epigenética e de fatores ambientais na inteligência humana



A inteligência humana é multifatorial, ela depende de diversos fatores para ser formada e desenvolvida, com um destaque especial para a genética. Os genes herdados das gerações anteriores influenciam a inteligência e as habilidades cognitivas, como aprendizado e memória ao longo da vida.


No entanto, a carga genética dos seus antepassados depende da expressão de seus genes para manifestar as suas características, e esse processo é influenciado por fatores ambientais, como hábitos, alimentação, sono, entre outros, em um processo conhecido como epigenética.


O novo estudo “Redefinindo o futuro urbano: O impacto da epigenética na inteligência”, publicado na Revista Políticas Públicas e Cidades pelo Pós PhD em neurociências e membro do Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, analisa como esse processo afeta o desenvolvimento da cognição e inteligência humana.


A epigenética influencia o desenvolvimento da inteligência humana ao regular a atividade dos genes relacionados à cognição. Essas modificações na manifestação dos genes podem ser influenciadas por fatores ambientais, como educação e experiências de vida, moldando o potencial cognitivo de uma pessoa ao longo do tempo, para mais ou para menos”, explica.


O que é epigenética?

A epigenética é o estudo das mudanças na expressão gênica que não envolvem alterações na sequência de DNA, mas podem afetar como os genes são ativados ou desativados, influenciando o desenvolvimento e funcionamento dos organismos. 


De acordo com ela, os genes são sensíveis ao ambiente, podendo ser influenciadas por fatores como dieta, estilo de vida, traumas, vícios, sono e exposição a toxinas.


O ambiente e a inteligência

De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu, diversos estudos já indicam a influência dos hábitos e do ambiente no desenvolvimento da inteligência.


Estudos com gêmeos já apontam que 54% da variação de inteligência é causada por fatores genéticos, mas um terço dessas características relacionadas à cognição não segue o padrão. Fatores como influências ambientais, exclusão social e estresse discriminatório influenciam esse processo, sempre de ‘mãos dadas’ com a carga genética do indivíduo, que mesmo com os fatores ambientais, não pode ser ignorada”, explica.


Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e  HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 220 artigos científicos e 17 livros.

Atenciosamente, 

O uso das imagens e textos contidos nesse e-mail é permitido aos seus respectivos destinatários para os fins aos quais se destina, desde que respeitados os direitos autorais (Lei 9.610/98) e à Lei 13709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados). Ao fazer uso do material aqui contido, o destinatário dessa mensagem concorda em respeitar o uso dos devidos créditos do redator e em não deturpar o contexto do release apresentado, já que o intuito é divulgação. Caso o conteúdo deste e-mail não seja condizente à sua editoria, favor responder a este e-mail indicando a editoria ou pessoas corretas. Desde já agradecemos a parceria. Contatos na assinatura.

Assistente de Assessoria
Adriana


Nenhum comentário:

Postar um comentário