sábado, 11 de janeiro de 2025

Suécia será o primeiro país “smoke free”

 

SAÚDE


(Imagem: Cleveland Clinic Health Essentials)

A Suécia acaba de atingir um marco histórico: será o primeiro país a ser oficialmente reconhecido como “livre do fumo”.

De acordo com os marcadores de saúde do país, apenas 4,5% dos suecos adultos ainda fumam, o que é inferior aos 5% estabelecidos pela OMS para essa classificação.

Abre aspas para o @healthtimes.cc: O tabagismo prejudica gravemente os pulmões, causando doenças como enfisema, bronquite crônica e câncer. O hábito aumenta o risco de eventos cardiovasculares, como infartos ou AVEs, reduz a imunidade e acelera o envelhecimento.

A “chave do sucesso” 🇸🇪 

Segundo as autoridades de saúde suecas, a diminuição no hábito de fumar é fruto de uma série de políticas, incluindo incentivar as pessoas a substituírem o cigarro tradicional por substitutos menos prejudiciais.

Na prática, estamos falando aqui de tabaco sem combustão, cigarros eletrônicos e bolsas orais de nicotina. Segundo as autoridades, essas alternativas podem ser até 95% menos nocivas à saúde do que o cigarro tradicional.

Bottom-line: Por outro lado, há quem critique a estratégia, já que frequentemente as “novas alternativas” se tornam novos vícios e criam um ciclo vicioso.

🩺 Se você gosta de ler sobre saúde, vai gostar dessa newsletter aqui. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário