sexta-feira, 5 de junho de 2015

Perda de dente compromete estética e até fonética

A perda de dentes está relacionada a diversos fatores como gengivite, cárie e bruxismo. O impacto que isso pode causar na saúde bucal varia de acordo com a idade da pessoa e o posicionamento do dente. A professora da faculdade de odontologia de Piracicaba da Unicamp Celia Marisa Rizzatti Barbosa explica que, se o dente for um incisivo ou canino, pode comprometer principalmente a estética, a fonética e o emocional do paciente. “A falta de um dente anterior poderá lhe impor uma situação desagradável, caso necessite manter um relacionamento com o público ou mesmo nas suas relações pessoais”, afirma.
Se for um molar ou pré-molar, a ausência poderá alterar a qualidade da mastigação do lado comprometido, fazendo com que o indivíduo mastigue mais frequentemente do outro lado. Isto pode gerar uma hiperatividade muscular do lado mais exigido e, consequentemente, problema nos músculos da face e mastigação.  
Celia afirma que, durante as fases de desenvolvimento e crescimento ósseo, como a infância e a adolescência, as perdas dentais podem trazer mais danos ao paciente. Além do comprometimento da estética, fonética e seu aspecto emocional, a falta de um dente nessa fase pode trazer problemas para a região da boca e da garganta. Entre eles, desequilíbrios na atividade muscular, alterações na mastigação e na mordida e disfunção temporomandibular. Este último prejudica as articulações maxilares e músculos faciais que controlam a abertura da boca, comprometendo a fala e a ingestão de alimentos. 
Com o intuito de preencher o espaço vazio, também é muito comum ocorrer uma movimentação nos dentes. Além do problema estético, essa desestabilização dentária pode causar dor nos músculos da mastigação, cansaço muscular e dor de cabeça. Os dentes próximos da região desdentada também podem sofrer consequências, como o desenvolvimento de bolsas periodontais, que são espaços entre a raiz do dente e o osso da mandíbula. Isso ocorre quando há perda óssea e das fibras periodontais que envolvem e mantêm os dentes no lugar.
Os bons hábitos de higiene e a visita periódica ao dentista podem evitar a queda de um dente. Quando acontece a perda, a recomendação é procurar ajuda odontológica para que o caso seja avaliado e, assim, decidir como o espaço será preenchido, para que não traga mais problemas para a saúde bucal.
 
Colgate

Nenhum comentário:

Postar um comentário