terça-feira, 9 de junho de 2015

Em meio à crise hídrica, Mc Donald's quer tirar água do ar em SP

A rede de fast food Mc Donald's estuda o uso de um equipamento cuja função é retira água do ar para produzir refrigerantes da Coca-Cola, em São Paulo. O que a máquina faz é, basicamente, tirar a umidade do ar e produz água potável. Essa água será depois misturada com o xarope fornecido pela Coca-Coca e gás carbônico. Duas unidades da rede já estão testando o equipamento.
Segundo informações do G1, o engenheiro mecatrônico Pedro Ricardo Paulino, criador da máquina, disse que foi procurado por conta da crise hídrica no estado de São Paulo. "Primeiro foi a questão da falta d'água. E, quando ela [água] vem, está ruim. Eles tiveram problemas com o fornecimento no ano passado, e já foram avisados que pode faltar de novo", disse. Paulino deve entregar as primeiras unidades do equipamento ainda este mês. Serão 150 máquinas fabricadas para o Mc Donald's em São Paulo.
Ao G1, Pedro Paulino explicou que a umidade do ar é captada, passa por um processo de condensação e depois filtragem. A água sai potável, garantindo assim o padrão de qualidade dos refrigerantes da Coca servidos nas unidades da rede de restaurantes fastfood.
A fábrica da "máquina de fazer água" fica em Valinhos, no interior de São Paulo, e produz diversos modelos do equipamento. "Estamos no contrário da maré. Teve muita gente que está deixando pra última hora para comprar os equipamentos. Eles pensam: ‘vamos ver, se chover no começo do ano, a gente compra em junho’. Mas a gente sabe que tem uma demanda grande", afirmou o engenheiro.
A Coca-Cola e o Mc Donald's informaram, em nota, que esperam um estudo de viabilidade técnica para definir se o projeto será viável.

Noticias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário