domingo, 20 de dezembro de 2015

Pais se unem para gerir escola e acompanhar ensino de filhos

Encontrar a escola ideal é um dos primeiros projetos de vida que os pais têm para os filhos. E, quando não satisfeitos com a oferta, há quem esteja disposto a ser protagonista desse processo de formação, como ocorre com um grupo de pais da região Leste de Belo Horizonte, que decidiu criar um colégio para crianças de até 5 anos administrado pelas famílias. O modelo não é novo na capital, mas ganha evidência neste mês destinado às matrículas por ter os pais como peças-chave, até na elaboração do projeto pedagógico. 
Segundo a arquiteta Elisa Porto Marques, membro da comissão de infraestrutura do projeto Quintal Escola da Leste, localizado no bairro Santa Tereza, a vontade de aproximadamente 20 pais era participar ativamente da gestão escolar, “algo raro na capital”. “Pensamos conjuntamente os princípios da escola, e o mais importante é que vamos acompanhar tudo de perto”, explica. Ela tem um bebê de 1 mês que frequentará a instituição a partir de 2017. 
Com a ajuda de pedagogos especializados, os pais gestores também definiram premissas básicas que orientarão o projeto pedagógico, como o respeito ao próximo e um quintal como espaço para o contato com a natureza. “Queremos que nossos filhos tenham essa relação próxima com a terra, com poder plantar e brincar no quintal. Esse era um desejo de todos”, completa Elisa. No momento, a escola está em fase inicial de execução estrutural, como preenchimento de vagas, contratação de profissionais e estruturação da sede.

Legislação. O projeto Quintal Escola da Leste é uma instituição de ensino privada constituída por uma sociedade sem fins lucrativos, que é permitida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Em Minas Gerais, existem 1.314 escolas nesse modelo, sendo 239 na capital, segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE). Outro formato similar é o de cooperativa educacional, que corresponde a 26 unidades no Estado. A diferença entre ambos é que, no primeiro caso, toda a quantia arrecadada é para sustentar a estrutura escolar, não havendo lucro. 
Para funcionar em Belo Horizonte, esses dois tipos de escolas precisam estar adequados à legislação federal e às normas do município. Nesse caso, a autorização para funcionamento é concedida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pelo Conselho Municipal de Educação, após análise de ambos.

O Quintal Escola da Leste está em fase final de aprovação pela SME e tem previsão de abertura em fevereiro de 2016. A unidade comporta até 54 crianças e terá funcionamento em dois turnos. Serão duas turmas de educação infantil de 2 a 5 anos, e o berçário para cerca de dez bebês, de 0 a 2 anos. Todas as salas terão monitores.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário