segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Estação Luz deve ficar fechada mais dois dias para reparos



A estimativa é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que fez vistoria no local neste domingo (27) e solicitou a realização de mais obras de reforços das estruturas.

A estação foi atingida por um incêndio na segunda (21), destruindo completamente o Museu da Língua Portuguesa, em seu interior.

"Havia sido pedido uma série de serviços preparatórios para a inspeção. Isso aí consiste no fortalecimento das estruturas que foram abaladas e a limpeza. Foi parcialmente feito. Nós verificamos que há mais pontos fragilizados e pedimos para reforçar", disse o engenheiro José Theophilo Lemes de Morais, do IPT.

"Terminando esse fortalecimento, a limpeza e remoção de algumas peças que estão meio soltas, a apreciação pode-se dizer que é quase imediata", acrescentou o engenheiro.

Desde quarta (23), uma empresa de engenharia faz obras emergenciais para estabilizar uma parede interna do edifício. A empresa havia sido incumbida de estabilizar uma viga que dilatou com o fogo, estender cabos de aço de um lado para o outro para reforçar a estabilidade do prédio e retirar partes
carbonizadas do telhado de madeira com guindastes.

Do lado de fora do prédio, é possível ver várias dessas vigas carbonizadas que foram retiradas.
"Com a limpeza parcial, deu para perceber mais pontos necessários de serem acompanhados", afirmou Morais. "Terminando esse fortalecimento, a limpeza e remoção de algumas peças que estão meio soltas, a apreciação pode-se dizer que é quase imediata".

Ele disse que o ritmo das obras depende da empreiteira, mas estima que ao menos mais dois dias sejam necessários.

As ações estão sendo pagas pela Organização Social IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, que gere o museu. O valor das obras não foi divulgado.

USUÁRIO

Enquanto a estação da Luz segue interditada para a CPTM, o usuário do serviço de trens precisa encerrar sua viagem um ponto antes.

No caso de quem se desloca pela linha 7-rubi, os trens de Francisco Morato e Jundiaí param na estação Palmeiras-Barra Funda, onde é possível fazer a integração com a linha 3-vermelha do metrô.

Já quem usa a linha 11-coral, que liga o centro da cidade à zona leste, deve encerrar a jornada na estação Brás, que também está integrada à linha 3 do metrô.

Segundo a CPTM, os serviços do metrô são suficientes para suprir a demanda de deslocamentos.
A linha 1-azul e a linha 4-amarela seguem em operação normal na estação da Luz, que costuma receber 300 mil passageiros por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário