domingo, 6 de dezembro de 2015

Minas Gerais vira ‘refém’ da mineração em relação perigosa

Minas Gerais é considerado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) o Estado mais importante para o setor. Ele representa 53% da produção do país e, das cem maiores minas, 40 estão em suas terras. Não resta dúvida de que a economia da unidade federativa está completamente atrelada à atividade, mas, mais do que isso, há também uma dependência histórica e uma crença de que esta é a vocação do Estado.

Essa relação de Minas com a mineração é permeada de sentimentos de apropriação e de medo, e o caso do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, uma das principais cidades produtoras de minério do Estado, mostra isso. O prefeito da cidade, Duarte Júnior (PPS), por diversas vezes disse que, se a Samarco saísse de lá, Mariana pararia. Protestos em defesa da mineração foram feitos para tentar preservar empregos e a economia local. No entanto, os estragos provocados pelo rompimento da barragem da Samarco superaram toda a degradação ambiental causada pela exploração do ouro nos últimos séculos. O desastre “matou” o rio Doce, trouxe danos à fauna e à flora típicas das regiões por onde a lama de rejeitos passou e gerou prejuízos sociais a mais de 30 cidades às margens do curso d’água, de Minas ao Espírito Santo.

Para o chefe do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Francisco Eduardo de Andrade, a mineração não precisa ser vista como única alternativa para o Estado, mesmo estando em quase metade dos municípios mineiros (cerca de 400). Ele acredita que muito desse discurso é proveniente de interesses políticos e econômicos. “Parece que é como se Minas Gerais só fosse mineração, e não é. Nunca o Estado foi só Minas. Ele tem as Gerais”. Andrade acredita que investir na agricultura e nas vocações tradicionais de cada região seriam a melhor alternativa à exclusividade minerária. “As pessoas acabam entrando nessa dependência, mas é uma mentalidade construída por um discurso ideológico muito forte, de décadas”.

Ainda para o professor, a época da economia aurífera foi menos degradante em termos sociais e ambientais do que hoje, com a extração de minério de ferro. “Não era uma mineração capitalista e antes era muito distribuída no seio da população. Óbvio que também reproduzia pobreza, e a riqueza mineral sempre foi concentradora, mas era menos. Além disso, as ferramentas de antes eram mais rudimentares e dependiam da força humana. Não eram grandes máquinas que transformam toda a paisagem”, compara.

O arqueólogo e professor da Universidade Federal de Minas Gerais Carlos Magno Guimarães também chama a atenção para o fato de que a percepção do ambiente também era diferente no período do ouro. “O que se sabia naquela época era muito menos. Hoje temos mais consciência, mas, mesmo assim, a apropriação da riqueza produzida no Estado ainda continua concentrada na mão de um grupo muito pequeno. Mudou o processo de exploração, mas a retirada da riqueza continua”.

Para quem vive nas cidades com a extração, há a máxima de que a prática traz desenvolvimento, gera empregos e alavanca a economia. Por outro lado, os impactos ao meio ambiente são constantes e, às vezes, negligenciados. Mãe de uma das vítimas da ruptura da barragem de Fundão, Maria Nilza Vieira Albino, 56, afirma que o medo era muito presente. “Meu filho morreu trabalhando em um lugar perigoso daquele. Eu falava para ele sair de lá”. 
Saiba mais

Exportação
. A balança mineral de Minas Gerais resultou em um saldo de US$ 14.295,7 bilhões no ano passado. Em 2013, esse valor foi de US$ 18.117,8 bilhões. As exportações de bens minerais têm uma representação muito significativa no Estado: 52,8% do total exportado em Minas Gerais em 2014.

Metais. Minas respondeu por 47,4% das exportações de minério de ferro e 55,7% de ouro do Brasil no ano passado.

Saldo. Mais da metade do saldo do setor mineral brasileiro vem de Minas Gerais. O Estado corresponde a 54% da arrecadação.

Imposto. No ano passado, Minas ocupou o 1º lugar em arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem). Dentre os municípios mineiros, Nova Lima é o que mais arrecada, seguido por Mariana.

Itabira. Dos dez maiores municípios mineradores (produção), sete estão em Minas. Itabira é o maior do país.

Segmento emprega 60 mil trabalhadores

Além de gerar impostos e movimentar a economia mineira, o setor de mineração também é responsável por milhares de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atualizado em outubro de 2015, eram 60.698 trabalhadores formais, com carteira assinada, na extração mineral no Estado.

Considerado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma atividade que envolve risco, a própria OIT tem uma convenção para garantir a segurança dos trabalhadores de minas. Entre as obrigações aos empregadores está a eliminação e controle dos riscos em sua fonte.

O último levantamento feito pelo Ministério da Previdência Social, em 2013, contabilizou 1.524 acidentes de trabalho ligados à mineração em Minas Gerais. Também foram constatados 11 óbitos.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário