quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Consumo é que traz felicidade, diz pesquisa britânica

Por iG São Paulo 


Bem-estar é mais afetado pelo gasto do que pela renda:

Dinheiro traz felicidade, mas gastar dinheiro traz ainda mais.

Pesquisa do Office of National Statistics (ONS, Escritório Nacional de Estatísticas) da Inglaterra – equivalente ao IBGE brasileiro – aponta que o bem-estar das famílias é mais influenciado pelos gastos do que pela renda familiar.

Um exemplo é a dimensão satisfação com a vida. Numa escala de zero a dez esse indicador aumenta 0,17 ponto se a renda familiar dobrar, e 0,25 ponto se o consumo dobrar.

Outro é é a sensação de que se faz da vida alguma coisa que vale a pena. Esse indicador não se altera significativamente com o dobrar da renda, mas sobe 0,15 ponto com o dobrar do consumo. Algo semelhante acontece com a felicidade.

"Isso sugere que há um efeito mais positivo na felicidade associado com o dobrar do consumo do que com o dobrar da renda", diz o relatório do ONS.

Por outro lado, uma renda maior diminui a ansiedade, algo que não acontece com o consumo mais elevado

"Isso pode ser porque o gasto é o meio pelo qual nós adquirimos não só bens necessários mas também extras com os quais a gente dá alegria á vida, enquanto a renda está mais relacionada a um sentimento de segurança financeira."

Nenhum comentário:

Postar um comentário