domingo, 27 de outubro de 2019

Maturidade Profissional

Em nosso país comungamos a ideia de que a velhice seria uma fase de decadência física, mental e emocional onde só restaria a morte.
Vivemos em uma sociedade onde tudo e todos devem ser bonitos, perfeitos e novos..
A velhice nada mais é que o estado de maturidade, que significa perfeição, experiência, excelência, etc.
Nesta fase da vida a pessoa já passou pelo apogeu, que é a idade dos 18 até 30 anos, onde ela atinge sua plenitude na capacidade física e mental.
No trabalho essa etapa ela experimenta e explora suas potencialidades.
A outra fase no período dos 30 aos 50 anos, que a pessoa desenvolve acompanhado por um rítimo espiritual, onde se manifesta com mais energia nessa fase intermediária da vida.
No campo profissional constitui uma fase mais de eficiência, que atinge o auge no que diz respeito a qualidade do serviço.
Em seguida a fase dos 50 aos 65 anos, onde a pessoa está mais voltada para o valor próprio, na medida em que orienta e auxilia aos demais na organização.
É a chamada fase política e social, que com muita experiência acumulada pode ser multiplicada entre os colaboradores da organização.
Para muitos essa etapa é a fase do trabalho de equipe ao invés de trabalhar de forma individual.
O trabalho passa ser realizado num contexto social, onde ele é multiplicado na organização.
A maturidade é a fase que aprimoramos o que já possuimos, diferente de que a ilusão nos mostra, que é mais fácil de construir.
Ao entrar na maturidade o profissional tem a possibilidade de ver o trabalho com novas perspectivas, ou seja redirecionar sua carreira, ele está pronto para reconstruir suas ambições e interesses em um novo posicionamento profissional, por meio da experiências anteriores que acumulou ao longo dos anos trabalhados.
Esse momento se assemelha ao do adolescente, momento onde iniciamos a escolha vocacional.

Cristóvão Martins Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário