terça-feira, 3 de novembro de 2020

CNJ Inova: seis projetos concorrem no Demoday




O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulgaram no domingo (1/11) a relação dos seis projetos classificados para a segunda fase do CNJ Inova. A próxima etapa é o Demoday, que será realizado em 19 de novembro. Nele, as equipes recebem nova mentoria para melhoria de design dos projetos e preparação para fase de pitching, que é o momento de apresentação e defesa das iniciativas.

 

O CNJ Inova, que conta ainda com o apoio do Lab Griô e da Plataforma Shawee, promove projetos de ciência de dados e inteligência artificial em torno de dois desafios: tempo e produtividade e inconsistência de dados nos sistemas dos tribunais para consolidação na Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud). Foram formadas 68 equipes, com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como Direito, Administração e Tecnologia que, em apenas 10 dias, apresentaram 39 propostas.

 

No primeiro desafio, foram 24 propostas. Nele, os participantes tiveram que, a partir do DataJud, criar metodologias e ferramentas para identificar padrões e comparar o andamento de processos em cada unidade judiciária do Brasil. Os três projetos que foram selecionados foram “EITA - Mais que dados, informação estratégica”, “KJus” e “Panorama”.

 

Para o segundo desafio, as equipes desenvolveram 15 projetos para identificar e corrigir inconsistências nos metadados – referências nos registros de sistemas que facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações - dos processos em tramitação nos sistemas dos tribunais, que são base para uma consolidação qualificada no Datajud. Os selecionados para a próxima etapa foram “FaxinaJud”, “CLEANJUD” e “Buscador de Inconsistências”.

 

Até esta terça-feira (3/11), as equipes podem apresentar recursos para buscarem melhorar a classificação dos seus projetos e terem a oportunidade de participar do Demoday. O calendário do CNJ Inova prevê a divulgação final dos resultados da primeira fase até sexta-feira (6/11).

 

Além de participar do Demoday, as seis equipes selecionadas já recebem um prêmio de R$ 20 mil. Na segunda fase, um projeto para cada desafio será definido como ganhador. As equipes vencedoras recebem um novo prêmio de R$ 40 mil.

 

Agência CNJ de Notícias

 

Informações para a Imprensa pelo e-mail imprensa@cnj.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário