Em uma panela coloque o óleo, a água, o leite e leve ao fogo para ferver. Coloque o polvilho e o sal em uma tigela grande. Assim que o líquido estiver fervendo, despeje-o sobre o polvilho e misture bem com uma colher de pau. Deixe a mistura amornar. Adicione os ovos e misture com a mão para envolver bem os ingredientes. Acrescente os dois queijos e misture bem com a mão. Lave as mãos e comece a modelar os pães, se a massa estiver grudando, unte as mãos com óleo. Cada pão de queijo ficou com 34g. Coloque em uma forma e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 35 minutos.
Queijo: se for fresco, terá mais água, vai dar um pão mais pesado. Se for muito gorduroso, também. Quanto mais curado, melhor. Queijo bem duro, de ralar, é bom para pão de queijo.
Gordura: altera a textura da massa. Mais gordura deixa o pão mais macio. Gordura demais deixa o pão pesado. Pode ser óleo, manteiga e banha.
Leite/água: a água e/ou o leite faz que o amido do polvilho inche e gelatinize – deixando a massa elástica. Com leite, ela fica mais pegajosa e mas difícil de modelar.
Sal: sua função é só mesmo dar gosto. A depender do queijo, ele pode ser dispensado da receita, por isso cuidado ao adicionar sal à massa.
Ovo: interfere na textura e leveza do pão. Ajuda o polvilho a estruturar a massa e é também responsável por reter os gases que se formam no miolo.
Mantenha o modo de preparo, mude apenas os ingredientes - ao trocar o queijo, é preciso fazer algumas alterações nas proporções de gordura e de polvilho.Pão de queijo de parmesão: 200 g de parmesão ralado fino; 200 g de polvilho azedo; 40 ml de óleo de girassol; 100 ml de água; 1 ovo e sal a gosto.Pão de queijo de provolone: 200g de provolone ralado; 200 g de polvilho azedo; 100 ml de leite; 40 g de manteiga; 1 ovo e sal a gosto.Pão de queijo de queijo reino: 200g de queijo reino; 200 g de polvilho doce; 100 ml de leite; 40 g de manteiga; 1 ovo e sal a gosto.
Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário