http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
24 de novembro de 2023Por Lucas Porfírio
Na quarta-feira (22), a Prefeitura Municipal de Ouro Preto levou a Sala do Empreendedor Itinerante para o distrito de Cachoeira do Campo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Das 10h às 16h, os empresários locais receberam orientações e informações essenciais para impulsionar seus negócios e regularizar suas empresas. Adicionalmente, um ponto de acesso gratuito à internet foi instalado no Centro Administrativo, localizado na rodoviária do distrito, permitindo que a população se mantenha conectada para acessar conteúdos voltados a estudos, trabalho e entretenimento.
A ação percorrerá todos os 12 distritos do município, que também ganharão pontos de internet gratuitos. "Já levamos a Sala do Empreendedor Itinerante a Antônio Pereira, Lavras Novas e agora aqui em Cachoeira. Essa é uma maneira da Prefeitura levar os serviços da Sala do Empreendedor para os distritos, integrar mais a cidade. É uma forma também da gente monitorar a demanda dos distritos, para melhorar o nosso atendimento. Como legado da Sala do Empreendedor, a gente está deixando um ponto de internet gratuito em cada distrito. Uma internet de qualidade, de boa velocidade, com uma boa área de alcance, inclusive para aqueles que não têm fibra ótica", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico interino, Samuel Sabino.
Durante a Sala do Empreendedor Itinerante foram oferecidos serviços como orientação e informações sobre abertura de empresas; abertura de MEI; orientação e informações sobre licenciamento de MEI; emissão de DAS MEI; orientações de como tirar carteira de trabalho; dicas e orientações sobre preencher seu currículo; cadastro de interessados em cursos de capacitação e aperfeiçoamento ofertados pela Sala do Empreendedor através do SEBRAE.
O Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou que o município possui diversos serviços que se deslocam para que fiquem mais próximos do cidadão e da cidadã na construção do desenvolvimento social e econômico. "Nós temos aumentado ainda mais o plantel de empreendedorismo no município de Ouro Preto. [...] Nós recebemos pessoas interessadas em empreender e essa é a vocação de Cachoeira do Campo, que está no centro do nosso município e é um distrito pujante, um verdadeiro polo socioeconômico. Por isso a importância de termos aqui, não só neste dia, a sala do empreendedor, mas também o lançamento da internet gratuita para todos aqueles que passarem pelo terminal rodoviário", completou o chefe do executivo.
A Sala do Empreendedor Itinerante de Ouro Preto é parte do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE). Em colaboração com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura, esta iniciativa conta com o apoio do Sebrae Minas, da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e do Governo de Minas, além do suporte adicional da Samarco Mineração.
"Essa sala é uma ação do PADE, que tem o intuito de tirar o município da minério-dependência. É uma de muitas que irão acontecer. O PADE está aí para ajudar a população a empreender, a diversificar a economia do município. Em todos os distritos nós temos bastantes MEIs sendo abertos ou regularizados. Aqui hoje já teve bastante atendimento também, 3 empresas foram criadas, fora os outros atendimentos para regularização. Está sendo um sucesso essa ação", afirmou o coordenador do Núcleo Pade Adop, Bruno Ulhoa.
Moradora do distrito de Cachoeira do Campo, Maria Raimunda foi uma das usuárias dos serviços da Sala do Empreendedor. De acordo com ela, no local ela recebeu um excelente atendimento: "Eu tinha um restaurante, desde 2016 eu fechei e não regularizei. Eu vim cá para resolver e já foi tudo resolvido. [...] Foi muito bom, aqui está resolvendo muitas coisas, evita que a gente tenha que ir a Ouro Preto, foi ótimo".
Jorge Adílio, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES), considera a Sala do Empreendedor Itinerante como uma iniciativa fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico de Ouro Preto e região. "Essa ação foi definida na reunião do Conselho utilizando recursos do Desenvolvimento Econômico Sustentável, que é o FUNDES. Parte desse recurso foi para ações a serem aplicadas pela ADOPE, aprovadas pelo Conselho, e uma parte desse recurso do fundo foi para o edital para organizações da sociedade civil que está aberto até essa sexta-feira (24). [...] Estamos aguardando uma série de projetos, que são propostas que podem financiar até R$ 200 mil por projeto", completou Adílio.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário