quinta-feira, 23 de novembro de 2023

CENTRO POP COMEMORA UM ANO DE FUNCIONAMENTO

http://www.jornaloliberal.net

 Ouro Preto

23 de novembro de 2023

Local auxiliou 30 pessoas a superarem a situação de rua

Por Karina Peres

Na manhã desta quarta-feira (22), o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, comemorou um ano de funcionamento. Ao longo desse período, o local atendeu cerca de 300 pessoas, deste número, 30 deles conseguiram superar a situação de rua.

A celebração, que contou com bolo e parabéns, foi marcada pela emoção, principalmente após a fala de Jussara do Pilar. Ela foi uma das pessoas que conseguiram superar a situação de rua com o apoio do Centro POP. Jussara explicou que viveu por oito anos na rua, um período cercado por muitos desafios, e que o desejo pela mudança fez com que ela procurasse o Centro POP desde o primeiro dia de funcionamento. “Ao longo desses anos eu viajei 460 cidades tentando encontrar um caminho, mas foi a minha cidade que abriu novamente a porta para eu ter uma casa e para ajudar também o meu filho”, contou Jussara.

O Centro POP oferece diversos serviços, como refeições e espaço para higiene pessoal, porém, o local também se destaca pelo acolhimento. “Eu cheguei aqui desesperada porque não queria mais viver na rua, e aqui, eu encontrei o acolhimento das meninas. No POP eu encontrei carinho, apoio e amor, hoje eu tenho um lar. As pessoas que estão na rua necessitam de muita coisa, não é só comida, roupa ou um banho, às vezes só de ter alguém que te escuta, já faz diferença demais. Eu só tenho a agradecer e espero que o POP continue funcionando por muito tempo”, destacou Jussara.

Além dos 30 usuários que superaram a situação de rua, atualmente o Centro POP acompanha 121 pessoas, números que de acordo com Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, representa o êxito das políticas públicas de desenvolvimento social no município. “Eu quero agradecer em nome do município pelo carinho com os usuários e por levarem ao êxito essa política pública. O que a equipe do Centro POP está fazendo é muito importante, estão trazendo essas pessoas, convivendo com elas como usuárias de um serviço que vão oferecer possibilidades a essas pessoas. Esses números são espetaculares, porque o que a gente quer é despertar na pessoa a autoconfiança e esses dados mostram que isso está acontecendo”, afirmou.

Edvaldo Rocha, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, pasta responsável pelo Centro, também destacou o importante papel da equipe que trabalha no local. “Ouro Preto está dando uma resposta concreta para um fenômeno mundial que é o crescimento da população em situação de rua. Diante disso, eu quero agradecer a equipe que atua aqui, porque sem vocês, nós não fazemos nada. Se está dando certo o Centro POP é porque todo mundo que atua aqui quer fazer um bom trabalho”, disse.

Viviane Gonçalves, diretora do Centro POP, aproveitou a ocasião para agradecer o apoio de instituições parceiras. “O sentimento pra gente aqui hoje é de realmente gratidão. Eu não poderia deixar de citar os nossos parceiros, como a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a secretaria de Saúde e a Câmara Municipal, que nos auxilia na emissão de documentos. E que queria agradecer também aos nossos usuários, é por eles que estamos aqui, é por ele que trabalhamos e enfrentamos os desafios”, afirmou. 

Álbum de Fotos

 

Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário