quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Neuroeducação: Como a neurociência pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem? Novo estudo revela

A educação é um processo onde o cérebro é o protagonista, por isso, ele deve ser analisado para aprimorar o ensino, afirma o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela



A educação é uma parte importante do ser humano, desde o nascimento aprendemos coisas novas todos os dias, mas durante a fase escolar básica e graduações, especializações e etc., esse potencial de aprendizado é trabalhado mais intensamente.


No entanto, com os avanços nos estudos neurocientíficos sobre o cérebro, o processo ensino-aprendizagem tem sido cada vez mais bem trabalhado através de técnicas direcionadas, como explica o novo estudo, publicado na revista científica “Cuadernos de educación y desarrollo” e realizado pelo Doutor Profissional em Gestão de Saúde e PhD em Liderança, Henry Oh, pela graduada em Medicina Tradicional Chinesa, Patrícia Liu e pelo especialista em Yoga, saúde e bem estar, Ravi Kaiut em parceria com o Pós PhD em neurociências e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela.


A neuroeducação busca melhorar a aprendizagem ao reunir e combinar técnicas modernas da neurociência, psicologia e educação direcionadas para potencializar a capacidade de assimilar e captar informações”, afirma Dr. Fabiano de Abreu.


Como funciona a neuroeducação?

De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o cérebro é o principal agente por trás do aprendizado, por isso, entender seus processos ajuda a impulsionar o ensino.


Basicamente todo o processo de aprendizado ocorre no cérebro e a neuroeducação se utiliza dos conhecimentos sobre esse processo para otimizar o ensino de acordo com as necessidades individuais dos alunos, identificando dificuldades, habilidades, entre outras características”.


A  neuroeducação  também analisa o papel das emoções no aprendizado, nos processos de tomada de decisão e nas várias possibilidades de motivação para o aprendizado pelos  alunos,  além  de  sua  responsabilidade  de  investigar  o  processo  de aprendizagem  e  explicar  diferentes  níveis  de  complexidades neurais identificadas no processo”.


Algumas técnicas baseadas nos conhecimentos neurocientíficos são usadas na neuroeducação, como o ensino multimodal, que utiliza uma abordagem multissensorial para reforçar conceitos, aprendizado social e emocional, gamificação, que inclui elementos de jogos na didática e feedback imediato”, explica Dr. Fabiano de Abreu.



A Neuroeducação também é utilizada na assessoria acadêmica da MF Press Global para potencializar o aprendizado de profissionais.


Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e  HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 220 artigos científicos e 17 livros.


Jennifer de Paula

Suporte e clipagem | MF Press Global


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