quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

“Como não consigo comprar uma casa, vou gastar em bolsa”

ECONOMIA

(GIF: Dior | Reprodução)

Seguindo o lema de “só se vive uma vez”, os membros da geração Z sabem que está cada vez mais difícil comprar uma casa ou um carro — aí estão gastando US$ 2.500 em uma bolsa Chanel vintage.

Como assim, dênius? Quase metade dos jovens adultos estão postergando o tempo de ficar na casa do “papai e da mamãe”, e dizem ser mais fácil “gastar dinheiro com coisas que trazem satisfação imediata”.

Assim, se o normal é diminuir os gastos quando a economia parece instável, com os jovens — que acreditam que o seu futuro financeiro já está condenado — está acontecendo o oposto.

“Eu mereço essa blusinha”. Só pra ter ideia, 27% dos americanos dizem que “gastam demais” pra lidar com o estresse, e a taxa fica ainda mais alta para a gen Z, fechando em 35%.

👀 Como consequência, enquanto 47% das pessoas estão economizando menos dinheiro, as vendas do bens de luxo aumentaram quase 4% em 2023.

A cereja do bolo 🍒

É claro que torrar o salário em uma bolsa de marca não costuma ser uma opção pra quem precisa pagar aluguel, mas como 57% dos adultos americanos com menos de 25 anos vivem com os pais, a situação fica diferente.

Além disso, as redes sociais — com influenciadores exibindo looks grifados e viagens pra Aspen — contribuem bastante para alimentar esse desejo de luxo nos jovens.

Curiosidade: Uma pesquisa de 2005 descobriu que as pessoas que consideram que sua situação financeira pode “mudar da noite pro dia” costumam perceber que precisam popular dinheiro — mas são menos propensas a fazê-lo.

O que mais você precisa saber sobre economia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário