segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Os verdadeiros inimigos de nosso corpo

Graziella Marraccini

Os verdadeiros inimigos de nosso corpo são nossos pensamentos negativos. Creio que essa seja uma afirmação mais do que verdadeira e facilmente verificável.
MENS SANA IN CORPORE SANO, já diziam os romanos. Ou seja, se a mente é saudável, o corpo também será saudável. Então, por que este conhecimento foi se perdendo? Por que continuamos achando que nossos inimigos estão fora de nós? Acreditamos nos vírus, nas bactérias que causam infecções e febres... Será que não percebemos que somos nós que nos predispomos às doenças porque nosso corpo está em desarmonia funcional?

O ocidente afastou-se do pensamento holístico quando começou a examinar o homem em partes e não como um todo. Porém o homem vive de forma integrada com o meio ambiente e é dele que retira sua subsistência. No século passado demos um salto enorme rumo ao desenvolvimento industrial, porém criamos cidades caóticas que, apesar de aparentemente desenvolvidas, não nos transmitem serenidade, harmonia e equilíbrio!
O mundo material é um palco onde os pensamentos e as imagens do subconsciente tomam forma física. Se o mundo em que vivemos é caótico, teremos uma vida caótica e consequentemente adoeceremos. Quando nossos pensamentos se tornam caóticos, negativos, desarmônicos, nosso cérebro secreta substâncias inerentes a esses pensamentos, que são chamados de neuropeptídeos. No entanto, esses neuropeptídeos também são produzidos pelo cérebro quando temos pensamentos positivos, quando sentimos felicidade, alegria. O que a ciência descobriu nas últimas décadas foi que na membrana de cada um dos linfócitos que defendem o corpo de bactérias, vírus, fungos, parasitas, câncer e de todas as enfermidades, existe um ponto concreto de carga que recebe os NEUROPEPTÍDEOS. A conclusão dessa descoberta é que:
"O que importa ao sistema imunológico é aquilo que pensamos, pois o neuropeptídeos transmitem as informações de nosso cérebro, não importando sua qualidade". Uma outra afirmação importante é que o cérebro só cria a doença que conhece e nosso temor em ter uma doença é o precursor da criação dela. Vocês repararam como funcionou o medo da gripe suína: quanto mais as pessoas eram vulneráveis às informações da mídia, (que informavam diariamente sobre a evolução da doença e sua mortandade), cada vez mais gente ia para os postos de saúde acreditando ter a doença! A mente humana é altamente influenciável! Devemos lembrar, portanto, que somos responsáveis pelos nossos pensamentos e sentimentos mais íntimos. As palavras -proferidas ou não-, nos afetam mais do que armas. Uma ofensa pode nos matar, porque tudo isso deprime nosso sistema imunológico. Um pensamento negativo mata mais do que uma arma!

Já constatamos que o nosso sistema imunológico fica algum tempo escutando nossos monólogos internos (de raiva, mágoa, ofensas, desamor, falta de afeto, inveja, desanimo), gerados por nosso cérebro. Aos poucos os neuropeptídeos levam essas informações a cada célula, a cada órgão do nosso corpo que acabará respondendo com uma ação concreta a estas pragas danosas que irão minando seu bom funcionamento. Então surgirão dores e doenças.

É por essa razão que é muito difícil reverter o quadro negativo para substituí-lo por um quadro positivo. A Lei da Atração funciona só se conseguimos retirar as afirmações negativas ao mesmo tempo em que instalamos as afirmações positivas. Já vi casos em que as pessoas me perguntam a razão da dificuldade de instalar a Lei da Atração em suas vidas. Essa é a explicação mais simples que posso dar: o método usado não é correto! Por essa razão, a meu ver, a EFT é realmente um achado 'mágico', pois elimina primeiramente a interrupção energética causada pela emoção negativa, reestabelece a energia de forma a levar a informação positiva ao cérebro. A EFT é muito prática porque é rápida e não requer reviver eventos traumáticos fixados na memória. Não requer pílulas e nem medicamentos: no máximo um floral pode ajudar na 'sintonia fina'. Requer uma ou poucas consultas, dependendo dos casos. A medicina ocidental se baseia no corpo orgânico e químico para procurar a cura das doenças, mas a medicina oriental sempre baseou suas pesquisas no corpo sutil para encontrar a cura. Por essa razão pesquisou o sistema dos meridianos que nada mais é o caminho que as energias seguem ao longo do nosso corpo. Quando essa energia é interrompida por pensamentos e emoções negativas, o corpo adoece imediatamente: surge a dor. Quando a energia cessa de fluir: nós morremos. Simples assim.

No consultório costumo, porém, ir além da simples 'supressão da dor' porque eu acredito que se existe uma mensagem por trás da dor, então devemos compreender essa mensagem para não repetir o erro, não repetir o padrão. Caso contrário, nosso espírito não estará aprendendo nada e não evoluirá! O comportamento padrão é muitas vezes fruto de nosso sabotador interior. Existem frases, pensamentos, ditados, que ouvimos nossos pais falarem desde criança. Eles ficam impregnados de tal forma no nosso pensamento, que influenciam totalmente nossa maneira de ver o mundo. Todos nós temos uma série de bordões vindo de comerciais, músicas, assuntos da escola, que ficaram gravados em nossa mente desde a infância. Basta começar a música e você lembra logo da letra. Basta iniciar o bordão e você saberá completar. Tudo isso por causa da repetição. Grandes comunicadores e professores sabem utilizar bem essa ferramenta. Só que, normalmente, essas frases são negativas, cheias de 'você não pode', 'você não é capaz', 'você será castigado'! Eu tive uma educação rígida em colégio de freiras na Itália e minha mente vivia cheia desses 'você não pode porque será castigado'! E a idéia do pecado, então, que tolhe nossa liberdade de escolha! Deus é amor e é somente amor, por isso a única verdade é que somente o amor cura! Amor por você mesmo, amor pelo seu próximo: este é o lema. A razão pela qual a frase afirmativa do EFT usada para reestabelecer a energia é "Apesar de eu estar com 'essa dor' eu me amo e me aceito profunda e completamente"; é exatamente porque precisamos afirmar para nossa mente que nós amamos de forma incondicional. A 'reversão psicológica' é causada pela nossa baixa auto-estima, pela falta de amor próprio. Só que nós podemos escolher inverter a polaridade e deixar fluir livremente a energia, reestabelecendo o equilibro energético do corpo. A frase positiva, instalada na mente ao mesmo tempo que a ativação dos meridianos (em pontos escolhidos) reestabelece o caminho da energia, acaba fazendo o 'reparo'. Quando escrevi o artigo "Suas crenças se tornam seus pensamentos" eu desconhecia a técnica de EFT e por isso me conectei com meu EU Interior através da meditação da Cabala. Essa é uma opção válida, como é valido rezar, meditar, perdoar, usar terapias alternativas, fazer análise: cada um escolha seu caminho. Eu mergulhei de cabeça na técnica de EFT e a uso dessa maneira: elimino a dor, alivio a doença, conserto a instalação elétrica do meu corpo e depois vou procurar compreender a emoção que originou aquela dor ou aquela doença, usando a astrologia que é minha ferramenta. Desta forma eu fecho o circulo do aprendizado espiritual, consciente de que, se meu espírito aprendeu a lição por trás da dor, eu não irei repetir o padrão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário