quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

A brasileira do momento 🥼🇧🇷

VARIADA



(Imagem: Zanone Fraissat | Folhapress)

Não é a Virgínia, Ana Castela nem a Anitta. A brasileira que está viralizando nos últimos dias nas redes sociais, especialmente entre os gringos, é Tatiana Coelho de Sampaio.

Pesquisadora da UFRJ, seu nome voltou a ganhar notoriedade depois que estrangeiros passaram a compartilhar os resultados de um estudo que pode mudar o tratamento de lesões na medula espinhal.

O que ela fez: Após 25 anos de pesquisaTatiana e sua equipe desenvolveram a polilaminina, uma molécula produzida a partir de proteínas presentes na placenta humana.

  • Na prática, ela funciona como uma espécie de “cola biológica”, recriando condições para que neurônios voltem a se conectar após uma lesão.

Mas o que mais impressiona são os resultados: seis pacientes com lesões graves recuperaram movimentos. Um deles, Bruno Drummond, voltou a andar e dançar após perder as funções motoras em um acidente.

A relevância é enorme porque lesões na medula espinhal sempre foram consideradas irreversíveis pela medicina, condição que afeta pelo menos 15,4 milhões de pessoas no mundo.

Agora, Tatiana aguarda autorização da Anvisa para ampliar os testes clínicos. Se confirmados, os resultados podem representar uma das maiores revoluções recentes da neurologia.

Se você se interessa por conteúdos de saúde, essa newsletter vai te deixar ainda mais inteligente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário