sábado, 9 de junho de 2018

Casos de câncer devem crescer 58% em todo o mundo até 2035

O Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF, na sigla em inglês) divulgou, recentemente, um dado preocupante: um aumento de 58% nos casos da doença até 2035. O documento, intitulado “Dieta, nutrição, atividade física e câncer: Uma perspectiva global”, ressalta que o excesso de peso e a obesidade, somados ao estilo de vida moderno, com pouco exercício físico e a ingestão exagerada de fast-food, são os principais fatores no desenvolvimento da patologia.
Ainda de acordo com o estudo, no ano de 2012, 14,1 milhões de casos da doença em todo o mundo foram diagnosticados, sendo 7,4 milhões em homens e 6,7 milhões em mulheres. A estimativa da WCRF é que, em 2035, esse número alcance 24 milhões de pessoas com a enfermidade. 

“O progressivo aumento na frequência dos tumores e sua atual incidência indicam a necessidade de medidas urgentes para preveni-lo. Na literatura médica, está claro que entre 30% a 50% dos cânceres podem ser evitados com hábitos saudáveis de vida”, revela o oncologista Amândio Fernandes, diretor da Oncomed-BH.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que aproximadamente 30% dos cânceres estão associados à dieta. Outro estudo que aponta a importância em se combater o excesso de peso foi divulgado na revista científica “Lancet”, em 2014. 
De acordo com a publicação, a obesidade está relacionada a vários tipos de tumores, especialmente os de intestino grosso, mama na mulher na pós-menopausa, endométrio (camada fina do útero, responsável pela menstruação), rim, vesícula biliar, esôfago, ovário, fígado, tireoide e leucemia. 
Outros tipos de cânceres com alto número de incidência são os de pulmão (provocado em 80% dos casos pelo tabagismo), próstata e colorretal. A prática do fumo ainda está associada ao aparecimento de tumores em boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, bexiga, entre outros. 
Álcool. Fernandes explica que, conforme as diretrizes da Sociedade Americana de Câncer sobre Nutrição e Atividade Física para Prevenção do Câncer, a recomendação para pessoas que fazem o uso de bebida alcoólica é que a ingestão seja limitada a, no máximo, dois drinks por dia para homens e um drink por dia para as mulheres. “A dose de um drink é definido como 354,8 mL para a cerveja, 147,8 mL para o vinho e 44,3 mL no caso dos destilados. Para saber a medida ideal de consumo público masculino, basta multiplicar por dois essa medida”, diz.
O profissional ainda aponta que o combate ao tabagismo e ao etilismo, além da adoção de hábitos alimentares saudáveis, evitando sobretudo os alimentos processados, certamente contribui para reduzir a incidência da patologia. 
Ele revela que vários pesquisadores apontam a relação entre a diminuição da incidência da doença com a prática de atividade física. “Podemos afirmar que esse benefício já está comprovado com fortes evidências científicas em alguns tipos específicos de câncer, como o de mama, o de intestino grosso e o de endométrio”, ressalta.
Brasil. Segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 1,2 milhão de novos casos da doença devem surgir no país entre 2018 e 2019. Só para este ano, são esperados 582 mil registros – 300 mil em homens e 282 mil em mulheres.
O levantamento aponta que, a cada dez casos, três estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam. Entre os tipos de cânceres com maior incidência em ambos os sexos está o câncer de pele não melanoma, que é um tipo de tumor menos letal. No caso específico dos homens, o câncer de próstata é o mais frequente, presente em 31,7% dos casos. Já no caso das mulheres, o câncer de mama é o de maior representatividade, com 29,5% dos tumores.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário