terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Agostinho Patrus assume Secretaria-Geral do Colegiado de Presidentes das Assembleias do Brasil

Agostinho Patrus assume Secretaria-Geral do
Colegiado de Presidentes das Assembleias do Brasil
Durante solenidade, em Brasília, ex-presidente da ALMG
recebe homenagem póstuma
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus (PV), assumiu o cargo de secretário-geral do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil. A cerimônia de posse, que contou com a presença de deputados estaduais de todas as regiões do país, foi realizada nesta segunda-feira (10/2), em reunião da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília.

Em pronunciamento, Agostinho Patrus se disse honrado por assumir “esta função tão importante em nível nacional”. Na avaliação do presidente da ALMG, o atual cenário político vem demonstrando “o protagonismo e a integração dos Legislativos de todo o país”. “Nós vivemos um momento de crescimento da importância do Parlamento, tanto aqui em Brasília, na Câmara Federal e no Senado, como também nas Assembleias Estaduais”, afirmou.

Agostinho Patrus parabenizou os integrantes da nova diretoria da Unale – também empossados durante a solenidade – e pregou união de esforços diante dos desafios a serem enfrentados. “Estou certo de que a Unale terá um papel ainda mais importante neste contexto, de valorização dos Parlamentos em todo o Brasil. Ao mesmo tempo, temos desafios cada vez maiores. Isso nos traz protagonismo, mas, também, dificuldades e, portanto, novas oportunidades”, afirmou.

Homenagem

A Unale prestou uma homenagem póstuma ao ex-deputado e ex-presidente da Assembleia de Minas, Agostinho Patrús, pai do atual chefe do Legislativo mineiro. Ele foi fundador e primeiro presidente da história da Unale, entre os anos de 1996 e 1997. Na solenidade realizada nesta segunda-feira, o ex-deputado Agostinho Patrús foi agraciado, in memorian, com a entrega da Comenda Unale.

A homenagem, recebida por seu filho, o atual presidente da ALMG, é a maior honraria conferida pela entidade e é outorgada a “autoridades que se destacaram por sua atuação política no Brasil”. “A Unale hoje é fruto do que ele (o ex-deputado Agostinho Patrús) plantou junto com outros deputados de todas as regiões do país. Foi a partir daí que a Unale se transformou em uma entidade tão importante e tão representativa dos deputados estaduais”, afirmou.

Unale

A Unale foi fundada em 1996 e é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega a união de todos os deputados estaduais do país. É a única entidade representativa das 27 Casas Legislativas do Brasil com reconhecimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Já o Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas reúne os chefes dos Poderes Legislativos de todas as Unidades da Federação e tem, como objetivo, defender os interesses dos cidadãos em meio a temas de relevância nacional.
Crédito (fotos): Unale/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário