sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Estudos sobre os oceanos garantem selo a colégio de Ribeirão Preto

Marista recebeu selo do Programa Escola Azul e da All-Atlantic Blue Schools Network por inserir a cultura oceânica no currículo escolar

O Colégio Marista Ribeirão Preto recebeu o selo Escola Azul, concedido pelo consórcio formado pela Unesco, Unifesp, Maré de Ciência, British Council, Fundação Boticário e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. É a primeira instituição de ensino da cidade a receber a certificação. O conceito Escola Azul nasceu em Portugal e trabalha de forma transversal o tema oceano dentro do currículo escolar.

A professora Thais Pileggi explica que um dos motivos pelo qual o colégio obteve o reconhecimento foi a inserção da cultura oceânica no currículo desde o Infantil 2 até a terceira série do Ensino Médio. De acordo com a professora, as questões relacionadas ao oceano são tratadas de forma transversal e interdisciplinar. “Aqui o tema passa por várias disciplinas, como Ciências, Matemática, História, Arte, Língua Portuguesa – sendo avaliado por diversos âmbitos do conhecimento e inseridos no currículo escolar”, relata a professora.

O projeto é uma proposta para a Década da Ciência Oceânica, que pretende mobilizar em todo mundo cientistas, gestores, escolas e sociedade para proteger o oceano que ainda é pouco conhecido e conservado. Nele são trabalhados conteúdos inseridos no contexto da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, alinhado aos objetivos da Década dos Oceanos declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Precisamos unir esforços, mobilizar pessoas e recursos, em direção ao oceano que precisamos para o futuro que queremos”, diz a professora.

Mas o foco dos alunos na temática dos oceanos não vem de agora. No ano passado, os estudantes do 8° ano do colégio participaram do I Fórum Brasileiro dos Jovens Embaixadores do Oceano, com o objetivo de integrar o ensino e promover o desenvolvimento das competências gerais da BNCC e Agenda 2030 com um tema global: o Oceano. A iniciativa fez parte do projeto Coralinas, que provém de um trabalho interdisciplinar que busca, por meio do diálogo entre ciências, religiosidade, arte e linguagens, propor estudos relacionados à cultura oceânica.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.



   Marcia Machado

  marcia@pg1com.com
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário