quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

BLOCO AFRO AXÉ IGBÁ CELEBRA 30 ANOS DE HISTÓRIA E EXALTAÇÃO DA CULTURA NEGRA

http://www.jornaloliberal.net 

 Itabirito

23 de fevereiro de 2022
Arquivo Bloco Axé Igbá

Por Lucas Porfírio

Criado em 23 de fevereiro de 1992, em pleno domingo de carnaval, por um grupo de amigos ligado ao Movimento Negro de Itabirito, o tradicional Bloco Afro Axé Igbá celebra 30 anos de existência, preservando e mantendo a cultura negra da região. De acordo com Toninho Telefunken, um dos fundadores, o Axé Igbá foi inspirado em blocos como Ilê Aiyê e Filhos de Gandhi e na escola de tambores afro-brasileiro Olodum.

Para o atual presidente do Axé Igbá, Carlos Antônio Silva (Felão), é um privilégio estar comemorando o aniversário do bloco. “Me sinto orgulhoso de fazer parte disso. Eu tenho 20 anos de Axé Igbá, quando comecei eu tinha 6 anos de idade. [...] É aquele pacote de sentimentos, felicidade, orgulho, gratidão, amor e carinho por todos que fazem parte da história do bloco”, contou.

Em celebração ao aniversário de 30 anos de existência do Axé Igbá, está sendo produzido um documentário que conta a história do bloco e de seus membros. “O documentário vai ficar para a história, será um cartão postal dos 30 anos do axé Igbá. [...] Garanto que será muito bom de ver. Quem é da cidade, quem conhece o bloco vai se familiarizar. O documentário traz pessoas do cotidiano Itabiritense, que fizeram e fazem parte da cultura de Itabirito”, afirmou Felão.

O Axé Igbá é um dos importantes mantenedores da cultura negra em Itabirito. Além das apresentações durante o carnaval, uma série de atividades são promovidas ao longo do ano, dentre elas o projeto Calango Congo. “O Calango Congo é algo nosso, da nossa identidade. Então, se deixarmos essa identidade morrer, perdemos a nossa história, perdemos aquilo que nós somos. [...] É essencial para vida, para cultura, em aspectos éticos, sociais que carregamos nossa identidade. [...] Essa é a importância que o Axé Igbá traz pra gente. Traz e leva, porque temos participações hoje, praticamente, em toda Minas Gerais”, pontuou o presidente do bloco. 

Atualmente, o bloco atende, aproximadamente, 50 crianças e adolescentes  das comunidades carentes da cidade, através do Projeto Calango Congo. Conforme explica Telefunken, “é um trabalho muito bonito, que já tem retorno e nos deixa muito felizes. [...] É a unificação do calango, a congada, formando ritmos e músicas autorais. 12 músicas autorais fazem parte do projeto”.

Carnaval 2022

Infelizmente, o Bloco Axé Igbá não irá se apresentar durante o Carnaval Virtual de Itabirito. De acordo com o presidente, o bloco não teve como preparar uma infraestrutura para um evento virtual. “Ficou muito em cima da hora em relação a decisão da prefeitura. Nós tivemos problemas com a enchente, foi algo que nos atrapalhou muito também. Mas, aos poucos nós vamos fazendo algumas coisas. A intenção nossa é recolher o patrocínio, fazer camisas em comemoração aos trinta anos. Iremos sortear uma parte, outra parte a gente vai vender e presentear, ainda estamos elaborando como vai ser isso”. 

Comemoração dos 30 anos da Semana da Consciência Negra

Felão contou, também, que ao longo de 2022 haverá algumas comemorações dos 30 anos do Axé Igbá: “A nossa comemoração será o ano todo. Principalmente, na Semana da Consciência Negra. Teremos uma programação voltada aos 30 da Semana da Consciência Negra e aos 30 anos do bloco. Tem 30 anos que fazemos a comemoração da Semana da Consciência Negra. É aniversário dos dois, então faremos algo para ficar na história”.

Ainda, o presidente do Bloco destaca a importância da população e do poder público apoiarem as diversas manifestações culturais. “Quando a cultura é forte, é viva, ela dá a oportunidade para outras coisas acontecerem, como projetos sociais, ajuda para quem precisa. [...]Ao darmos valor à cultura, além de valorizar a nossa identidade, a gente tem condições de ajudar pessoas que, talvez, dependam da cultura para crescer. [...] Temos artistas que vivem do meio cultural e muitas vezes não são valorizados, não são reconhecidos”.  

Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário