sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

APÓS RESTAURAÇÃO, IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO É ENTREGUE À POPULAÇÃO DE GLAURA

http://www.jornaloliberal.net 

Ouro Preto

17 de fevereiro de 2022

Por Karina Peres e Lucas Porfírio

Dia de festa para comunidade de Glaura. Na manhã desta quinta-feira (17), às 11h, foi entregue para a população do distrito a segunda etapa da obra de restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio. Os trabalhos foram conduzidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, a mineradora Vale e a comunidade do distrito.

De acordo com a vice-prefeita, Regina Braga, a entrega da igreja é um presente para o distrito. “Eu estou muito emocionada, foi uma entrega demorada. Foram anos de luta da comunidade, nossa enquanto políticos e admiradores da nossa cultura, nossa arte, nosso patrimônio, nossos distritos. [...] Eu fico muito feliz, muito emocionada”.

Para a população, este foi um momento bastante aguardado: “A gente acompanhou quando a igreja foi fechada por problemas estruturais e estarmos aqui vendo ela ser reaberta, sendo entregue para comunidade é emocionante. [...] Nós temos só a agradecer. Para comunidade é um bem, uma riqueza muito grande que não podemos deixar perder”, conta Cícero de Assis Figueiredo, morador do distrito.

A Igreja foi tombada como patrimônio histórico em 1962 e, desde então, não havia passado por uma intervenção estrutural. “É uma honra poder entregar mais uma obra [...]. O que move o nosso coração é ver o resultado do nosso trabalho na ponta, são os fiéis que usam o templo para adorar a Deus. [...] A gente fica muito contente em fazer essa entrega”, contou Larissa Peixoto, presidente do Iphan.

A cerimônia de entrega contou com diversas autoridades. Dentre elas estava o ministro de Estado do Turismo, Gilson Machado Neto, que se comprometeu a realizar a terceira etapa da restauração: a recuperação das obras de arte sacra. “Vamos terminar a terceira etapa, quero ver os altares cheios de santos da próxima vez que eu vier aqui. [...] Devolvemos à sociedade, aproximadamente, 30 templos religiosos [...]. Todo tipo de equipamento perene que se soma a cadeia do turismo histórico, cultural e religioso”, afirmou.

Zaqueu Astoni, chefe de Gabinete, destacou a importância dos esforços e parcerias para restauração do templo religioso. “A Prefeitura forneceu os projetos arquitetônicos, de elementos artísticos e estrutural. O Iphan costurou o termo de ajustamento de conduta que viabilizou o patrocínio pela Vale. É muito importante porque a prefeitura sozinha não consegue, o Iphan tem dificuldade orçamentária e a iniciativa privada é importante porque a Vale é atuante em Ouro Preto e com isso viabilizou os recursos financeiros”, completou. 


Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário