quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Guerra Rússia x Ucrânia - Especialista pode esclarecer dúvidas e contribuir com informações

Historiador Paulo Fagundes Visentini, autoridade em relações internacionais contemporâneas, está disponível para entrevistas

Colega, com a invasão da Rússia na Ucrânica, podem surgir dúvidas sobre as origens do conflito e sobre as consequências de uma guerra entre as nações.

historiador Paulo Fagundes Visentini, especialista em relações internacionais contemporâneas e política externa brasileira está disponível para servir como fontes de reportagens e entrevistas sobre o assunto.

Visentini é autor do livro "Por Que o Socialismo Ruiu?", lançado pela editora Almedina Brasil, que analisa e descreve a queda do socialismo europeu.

O livro supera as visões superficiais ou ideológicas da época e apresenta as contradições dos atores e complexidade dos fatos, muitos deles desconhecidos até há pouco.

Caso tenha interesse em conversar com o especialista, entre em contato por e-mail 

Abraços,

Misael Freitas.

---

Sobre Paulo Fagundes Visentini

Professor Titular de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Pós-Graduação em C. Política e Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS), bem como no Doutorado em C. Militares da ECEME e do Mestrado em Segurança Internacional e Defesa (ESG). Pós-doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics, Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo; Mestre em C. Política e Grad. em História pela UFRGS. Ocupou a Cátedra Rui Barbosa de Estudos Brasileiros na Universidade de Leiden e a Cátedra Rio Branco de Relações Internacionais na Universidade de Oxford. Foi Coord. da Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais, Diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados e Secretário de Relações Internacionais (UFRGS). Professor Visitante no NUPRI/USP, Univ. de Cabo Verde, Instituto Superior de Relações Internacionais/Moçambique e Univ. de Veneza. Pesquisador Visitante no Instituto Internacional de Estudos Asiáticos e no Centro de Estudos Africanos (Leiden Univ, Holanda). Coord. do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais/NERINT e Fundador do Centro Brasileiro de Estudos Africanos/CEBRAFRICA. Editor de AUSTRAL: Brazilian Journal of Strategy and International Relations. Pesquisador 1B do CNPq. Especialidade: História Mundial , Relações Internacionais Contemporâneas e Política Externa Brasileira.

Sinopse do livro "Por Que o Socialismo Ruiu?"

Após polarizar a política mundial por sete décadas, em apenas dois anos, de 1989 a 1991, o socialismo europeu ruiu de forma brusca, porém pacífica. De Berlim à Moscou, manifestações da sociedade civil teriam causado a derrubada de regimes impopulares, com incrível facilidade, libertando 420 milhões de pessoas. Mas foi isto mesmo que ocorreu? Três décadas depois, com base em novo documentos disponibilizados, memórias publicadas e estudos mais objetivos e menos emotivos, o quadro se mostra bem diverso. Com grande clareza, maturidade e a lucidez que lhe é característica, o pesquisador Paulo Fagundes Visentini analisa e descreve nesta obra esses extraordinários eventos que mudaram o mundo, mas não na direção esperada, como a obra demonstra. O socialismo parecia ter os dias contados, mas em 2021 o Partido Comunista da China comemorou seu centenário, liderando a segunda economia do mundo e os ex-países socialistas da Europa mostram que não se adaptaram ao mundo liberal. O livro supera as visões jornalísticas, superficiais ou ideológicas da época, e apresenta as contradições dos atores e complexidade dos fatos, muitos deles desconhecidos até há pouco.


Imagens relacionadas

bc1a2db91890d1fb3c09a940c468a0e8_small.jpg
Divulgação
baixar em alta resolução


946b877df437b324e382f65b4dc603d3_small.jpg
Divulgação
baixar em alta resolução


Nenhum comentário:

Postar um comentário