segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

13 hábitos para aumentar a sua produtividade

Por Erisson Rosati 

Conversamos com especialistas para descobrir quais pequenas atitudes podem mudar a rotina e fazer o trabalho render mais

Com uma rotina de trabalho que, muitas vezes, ultrapassa oito horas diárias, fica difícil administrar vida profissional e pessoal de maneira satisfatória. Para ajudar nessa tarefa, conversamos com especialistas que nos garantiram: é possível equilibrar esses dois mundos, e mais, é justamente isso que o mercado espera dos profissionais de hoje. Mas, como conseguir isso? A chave está em uma palavra: produtividade.

“Ser produtivo é conseguir tomar decisões, concluir todas as tarefas delegadas e ainda se destacar. Enfim, aquele que sabe otimizar o tempo sendo eficiente.” – explica a coach Débora Monique, diretora da OganizUp!.

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“Uma pessoa produtiva é alguém com a capacidade de executar tarefas inerentes à sua função de forma ordenada, em tempo hábil e com qualidade. Rapidez sem qualidade não caracteriza produtividade, pois gera retrabalho. Produtividade requer foco, conhecimento técnico e senso de organização”, aponta André Freire, presidente da Operação Brasil.


Produtividade: delegar, manter o foco e separar o urgente do importante são algumas dicas para render mais


Além desses atributos, algumas atividades podem ajudar a melhorar a produtividade. Uma das principais sugestões dos especialistas, acredite, é fazer exercícios e apostar em hobbies!


“Exercícios e hobbies colaboram com a melhora da autoestima e da disposição, refletindo tanto na saúde física como mental. Muitos executivos afirmam que a prática de esportes, além do relaxamento das atividades do dia a dia, é um gatilho eficaz para o surgimento de soluções e insights de importantes questões profissionais.” – explica Mariana Almeida, Gerente de Recursos Humanos da Mega Sistemas Corporativos.
 

5 – Evite adiar tarefas e decisões: se algo precisa ser feito, dito ou resolvido e já existem todos os meios para isso, faça, não deixe para depois. Quanto mais coisas resolvidas de forma definitiva, menor a chance de elas voltarem a tomar tempo e espaço na lista de tarefas.
 
6 – Aprenda a delegar: se não é possível dar conta de tudo, passe a tarefa a alguém de confiança, que saiba e disponha de meios para executá-la.

7 – Imponha limites: em geral, pessoas produtivas são vistas como aquelas que podem resolver todos os problemas e por isso acabam sendo muito requisitadas. Evite acumular mais tarefas do que realmente dá conta. Isso só gera estresse e, no final, pode gerar at[e a fama de incompetente.

8 – Mantenha o foco em cada etapa do processo: escolha a tarefa mais simples e realize-a até o fim, sem interrupções. Nada de checar e-mails ou atender ao celular. Comece, termine e só então dê uma pausa para retornar ligações e ver mensagens. Evite distrações, elas são grandes ladras de tempo.

9 – Use a tecnologia a seu favor: sempre que possível faça reuniões online e tente resolver tudo o que come tempo com a ajuda do computador. Isso vale para arquivos que podem ser enviados e assinados por e-mail, transações bancárias e até passagens.

10 – Tenha tempo livre de qualidade: para melhorar a produtividade é fundamental investir em coisas que dão prazer no tempo ocioso. Fazer isso ajuda a mente e o corpo a estarem mais descansados e aptos para enfrentar a rotina de trabalho de maneira assertiva.

11 – Faça pausas estratégicas ao longo do dia: pequenas pausas ajudam a esticar os músculos, oxigenar o cérebro e ainda evitam que a mente fique muito presa ao trabalho. Dar um tempo faz relaxar e, ao voltar à tarefa, você se sentirá mais disposta e mais atenta, evitando possíveis erros.

12 – Invista em estrutura: equipamentos e aparelhagem precisam estar em ordem para não comprometer a rotina de trabalho e a produtividade. Então, invista naquilo que vai usar, para evitar frustrações como uma impressora emperrada ou o carro quebrado antes de uma reunião.

13 - Revise seu dia: ao final de cada dia, faça uma lista de tudo que você conseguiu realizar e coloque na lista do dia seguinte o que ainda ficou pendente. Pense sobre o que atrapalhou seu dia e tome cuidado para não cometer o mesmo erro novamente. E planeje os próximos passos. Você deve ter em mente um planejamento semanal e, dependendo de seus objetivos, até mesmo anual.

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