terça-feira, 18 de junho de 2024

Gonzaguinha - O que é, o que é - TV Globo - 1982








Para hoje ; Certa ocasião, em uma entrevista, um filósofo alemão comparou seres humanos com mourões de cercas...Disse ; se ainda permanecem de pé, é porque estão apoiados em outros mourões...Explicou ; quando andamos pelo meio rural, é normal depararmos alguns mourões que o tempo, chuvas e sol, já deteriorou o seus pés, mas estão de pé é porque estão apoiados em outros...Concluiu, assim é nossa vida! "Um povo que viveu situação de guerra, sabe muito bem a importância da solidariedade"...Interessante, o que esse filósofo alemão disse...Portanto, ser solidário é fundamental...

O Muro de Berlim, faz 34 anos que ocorreu a queda do muro

Em 1961, durante a guerra fria foi erguido o muro de Berlim para separar a parte que ficou sob a administração da União Soviética, das partes que ficaram sob a administração dos Estados Unidos, Inglaterra e França.
De um lado ficou a Alemanha Oriental do outro lado a Alemanha Ocidental.
O muro de Berlin era protegido por cães, policiais e cercas eletrificadas, tinha 156 km de extensão e cerca de trezentas torres militares, para observação nos seus arredores.
Tal estrutura não separou somente o território alemão, mas dividiu famílias. Além do aspecto ideológico da construção, havia o objetivo de impedir a fuga de cidadãos para a Alemanha Ocidental.
Das pessoas que tentaram atravessar o muro, 80 delas morreram.
Assim nasceu o muro de Berlin, que separou o povo de um país por 28 anos.
De 13-08-1961 à 09-11-1989.

"Pé esquerdo na parte da ex-Berlin Oriental e pé direito na parte da ex-Berlin Ocidental.
Em toda Berlin, onde existia o Muro, tem uma marca no chão. De um lado era Berlin Oriental e do outro lado era Berlin Ocidental".


Nenhum comentário:

Postar um comentário