segunda-feira, 17 de junho de 2024

Médico realiza transplante há 8 mil km de distância


TECNOLOGIA


(Imagem: RARP | Reprodução)

CaD = Cirurgia à Distância. Recentemente, foi realizado o primeiro transplante transcontinental da história da humanidade.

  • Um médico, que estava em Roma, retirou completamente um tumor da próstata de um paciente que estava hospitalizado em Pequim. A distância entre eles: mais de 8 mil quilômetros.

Como isso foi possível? A telecirurgia só aconteceu graças a um grande aparelho com braços robóticos chamado carinhosamente de “o Dr. Robô”.

Usando AI e câmeras e escutas em tempo real conectadas via 5G, o médico controlou toda a estrutura do equipamento que estava na sala de cirurgia via dispositivos que parecem um joystick. Clique para dar uma olhada.

🩺 Por que isso importa? Pense que, com essa tecnologia, os melhores cirurgiões do mundo podem operar pacientes nas regiões mais remotas — como se a barreira geográfica entre os dois não existisse.

Imagine nas cidades e regiões onde existem poucos recursos médicos e estrutura para procedimentos mais complexos. Seria um verdadeiro game changer.

Big picture: O procedimento foi feito no Hospital do Exército chinês. Com isso, Pequim visa tornar possível a realização de cirurgias remotas durante operações militares, atendendo militares feridos em áreas de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário