quinta-feira, 10 de julho de 2025

 Morreu tomando tadalafila? Saiba o porquê...










 Toquinho - 10 sucessos







Ecad homenageia Vinicius de Moraes com ranking das músicas mais tocadas 

“Garota de Ipanema” lidera execuções e regravações 45 anos após a despedida do poetinha 


Chamar Vinicius de Moraes só de poeta não faz justiça à sua grandeza. Ele foi a alma por trás de algumas das mais belas canções brasileiras. E é por isso que, mesmo depois de 45 anos de sua partida, ocorrida em 9 de julho de 1980, sua obra continua viva nas execuções públicas por todo o país. Para celebrar sua memória e sua influência na música nacional e internacional, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) preparou um levantamento com as obras de sua autoria mais executadas e regravadas nos últimos anos. 

Segundo os dados da instituição, o artista tem 709 obras musicais e 527 gravações cadastradas na base de dados da gestão coletiva no Brasil. A música “Garota de Ipanema”, composta em parceria com Tom Jobim, lidera tanto o ranking de execuções públicas quanto o de regravações, com 464 fonogramas registrados. 

Outros clássicos da parceria com Tom Jobim aparecem entre os mais tocados e regravados, como “Chega de saudade”, “Insensatez”, “A felicidade” e “Eu sei que vou te amar”. Também se destacam composições com Baden Powell, Carlos Lyra, Pixinguinha e Toquinho. Este último, aliás, é o intérprete que mais gravou músicas de Vinicius, com 461 fonogramas identificados no banco de dados do Ecad. 

Os direitos autorais de execução pública de Vinicius de Moraes estão garantidos pela Lei Federal 9.610/98, que determina que os herdeiros recebam os rendimentos por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias). Mas os direitos só podem ser repassados aos seus herdeiros se os canais e espaços que utilizam músicas, como rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva, pagarem pelo licenciamento musical. Se não houvesse o pagamento dos direitos autorais, compositores e artistas não poderiam receber os valores por suas músicas.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário